fundo parallax

Mergulho com cilindro na Lagoa Misteriosa – Bonito/MS

22 de maio de 2018
Gruta do Lago Azul – Bonito/MS
22 de maio de 2018
Buraco das Araras – Bonito/MS
22 de maio de 2018

Mapa Subaquático da Lagoa Misteriosa

A Lagoa Misteriosa faz parte do complexo turístico do Rio da Prata, localizado na cidade de Jardins, distante quase uma hora de carro da cidade Bonito. A Lagoa Misteriosa recebe esse nome porque até hoje não descobriram qual sua profundidade. Mergulhadores profissionais chegaram a 220 metros de profundidade e não encontraram seu fundo. No Mapa subaquático abaixo é possível entender como é a Lagoa Misteriosa.

O receptivo para este passeio é na Fazenda Cabeira do Prata, nós aproveitamos o dia para fazer a flutuação no Rio da Prata de manhã e a tarde o mergulho na lagoa misteriosa. Após a entrega do voucher e assinamos um termo de responsabilidade.

Vista de fora da Lagoa Misteriosa – Fonte: ABN

Pegamos o carro e nos dirigimos até o ponto de saída para o passeio, para inciarmos os preparativos. Colocamo as roupas de neopreme, e seguimos com o guia em uma caminhada de 15 minutos pelo meio da mata fechada, descemos uma escadaria e chegamos até um deck de apoio onde os instrutores nos aguardavam.

Na Lagoa Misteriosa estão disponíveis dois tipos de passeios, a flutuação e o mergulho com cilindro. Como já havíamos feito a flutuação em outros passeios, optamos em fazer o mergulho com cilindro, um passeio diferente e já tínhamos tido contato em outra oportunidade com este tipo de equipamento. Como não temos certificado, o mergulho foi a uma profundidade de 8 metros, mas mesmo assim valeu muito a pena.

Mergulho Lagoa Misteriosa

Para quem nunca teve contato com mergulho de cilindro acredito que pode ser um pouco mais difícil de se soltar, mas é um passeio muito legal de se fazer. Os instrutores são muito atenciosos e vão te passar todas as instruções para que você possa aproveitar esse passeio.

Os equipamentos para fazer o mergulho são entregues na beira da Lagoa, como o cilindro, colete, pé de pato e etc. Para quem nunca mergulhou é realizado um curso básico de mergulho, onde é passado as instruções básicas de mergulho.

Mergulho Lagoa Misteriosa

Colocamos os equipamentos e um a um fomos encaminhados para dentro da Lagoa. Onde já havia um instrutor dentro da água que foi nos passando as primeiras instruções. Já debaixo da água, fui levada pelo instrutor até um ponto para aclimatação, e fiquei ali esperando o instrutor vir com o Thiago.

Mergulho Lagoa Misteriosa

Depois disso, começou o mergulho propriamente dito. O guia ia nos encaminhando e assim fomos desvendando a beleza daquele lugar a uma profundidade de 8 metros, sempre sem esquecer de puxar e soltar o ar pela boca. Algo que aos poucos se tornou automático, e relaxamos para curtir aquele momento. E que momento!!!

Chegando aos 8 metros de profundidade

O passeio tem uma duração de 1 hora, foi uma experiência muito interessante, e te instiga a querer descer mais. A água com aquela coloração azulada, os galhos e troncos presos a alguns metros de profundidade, olhando para baixo é possível se perder em meio a profundidade. O tempo passa muito rápido debaixo da água, e quando percebemos nosso passeio estava chegando ao fim, ficou um gostinho de quero mais.

Nós levamos uma câmera subaquática, e recomendamos que você também leve, para tirar fotos incríveis. Durante o mergulho além do instrutor que nos acompanha, tem um fotografo que vai fazendo alguns registros, e no final se você quiser pode comprar um pen drive com as fotos tiradas por ele é opcional, nós compramos já que o valor não era muito alto, e valeu muito a pena.

O ideal é fazer um passeio em um dia bem ensolarado que a água fica ainda mais cristalina, tivemos sorte de pegarmos um dia lindo, também é importante saber que a Lagoa Misteriosa não fica aberta o ano todo para visitação.

Entre os meses de Outubro à Abril que a água fica cristalina e é possível a pratica do mergulho e da flutuação. Durante os outros meses a água fica verde e turva, devido a uma espécie de alga que acaba se procriando nesse período, deixando a Lagoa com pouco visibilidade para a pratica dos passeios, por isso ela acaba ficando fechada neste período.

Michelle Damo
Michelle Damo
Arquiteta, apaixonada por paisagens e novos desafios. Garupa profissional, sempre pronta para pegar a estrada em busca de novas experiências, culturas, sabores e aventuras. Viajar de moto é fazer parte da paisagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *