parallax background

4º Trecho Viagem de Moto: Ouro Preto – São João da Barra – Ponta Grossa – Chapecó

8 de maio de 2020
Igreja São Miguel Arcanjo
O que fazer em São Miguel das Missões
17 de abril de 2020
3° Trecho Viagem de Moto: Atracadouro Bom Jardim – Lençóis – Ouro Preto
11 de maio de 2020

Nosso último trecho da Viagem de Moto de Santa Catarina à Bahia e Minas Gerais, seguimos para conhecer o famoso lago de furnas e suas águas esverdeadas. Já voltando para casa fizemos uma parada estratégica em Ponta Grossa no Paraná, cidade com vários atrativos naturais.

4º TRECHO VIAGEM

Mapa do trajeto de Ouro Preto até Chapecó


# 16º Dia – Ouro Preto à São João da Barra

Após conhecer a belíssima Ouro Preto, com todas suas ladeiras e histórias, era hora de seguir viagem e o próximo destino seria São João da Barra/MG, para conhecermos o lago formado pela Usina de Furnas, e suas atrações turísticas.

4º TRECHO VIAGEM

Saindo de Ouro Preto

Saímos de Ouro Preto sem pressa. Curtimos o excelente café da manhã da Pousada Clássica e pegamos a estrada por volta das 10 h. Afinal tínhamos apenas 365 km pela frente, e sem nenhuma programação extra para o dia.

viagem de moto

Tempo fechado em Ouro Preto

O caminho que fizemos foi passando novamente por Belo Horizonte, no mesmo trajeto da vinda, e depois seguindo pela MG-050 até o entroncamento com o acesso à Usina de Furnas, onde é possível passar sobre a barragem e ter uma vista bem interessante: de um lado o lago, e de outro a Usina.

4º TRECHO VIAGEM

Seguindo para Capitólio

Mas antes de chegarmos ao nosso destino do dia, a Pousada Marina do Farol, em São João da Barra/MG, demos uma passeada na cidade de Capitólio, que é a  cidade mais famosa para que quem vai visitar a região do Lago de Furnas. 


# 17º Dia – São João da Barra 

Capitólio possui a melhor infraestrutura turística da região, com hotéis, pousadas e restaurantes. No entanto os passeios com lanchas não saem de lá. E por isso resolvemos ficar numa pousada à beira do lago, e de onde saem os passeios. 

Após passarmos pela Barragem de Furnas, e a cidade de São João da Barra, seguimos até a Pousada, que tem um acesso através de estrada de chão batido em bom estado. Mas quando chove pode complicar.

viagem de moto

Estrada até a pousada Marina do Sol

A pousada é nova, e com atendimento bem familiar e atencioso. E para quem gosta de um estilo de vida do campo, é uma ótima pedida.

Se você quiser saber mais sobre a pousada e sobre os atrativos turísticos do Lago de Furnas, clique no link:

Capitólio: um destino encantador 

 


# 18º Dia – São João da Barra à Ponta Grossa

Após conhecermos a região do Lago de Furnas, só nos restava o caminho de retorno pra casa. E sempre fica um misto de sentimentos: por um lado a vontade de que a viagem não terminasse tão cedo; e por outro a sensação de dever cumprido, pois tudo saiu como o planejado. Só faltava voltar pra casa em segurança.

viagem de moto

Saindo de São João da Barra

De São João da barra/MG até nossa cidade são cerca de 1250 km. Então como não conseguiríamos chegar em um dia, elegemos a cidade de Ponta Grossa/PR como nosso destino intermediário, que é uma cidade que já ficamos diversas vezes e adoramos os bares e restaurantes da cidade.

rumo a ponta grossa

Rumo à Ponta Grossa

Até Ponta Grossa teríamos quase 800 km pela frente. Então saímos cedo e pegamos a estrada. Pegamos novamente a MG-050 e posteriormente a BR 265, passando por Ribeirão Preto, e depois pela SP-255 por Araraquara e Jaú. Depois passamos por Itaporanga e Itararé, pelas BR-272 e Sp-281 e já no Paraná pela PR-151 até Ponta Grossa!

viagem de moto

Rumo à Ponta Grossa

Este foi o dia que a estrada mais rendeu. Uma combinação de estradas boas, retas, com pouco movimento e tempo bom, fez com que fizéssemos os 800km em cerca de 8h.

Vale a pena comentar que numa parada em Ribeirão Preto/SP encontramos um grupo de motociclistas num posto, se reunindo para ir até Araraquara/SP comer a Famosa Coxinha de lá. Era um sábado e é um programa de fim de semana para os motociclistas da região. Eu com toda minha ignorância não sabia das famosas coxinhas e havia acabado de me empanturrar com o misto quente. Então a coxinha fica para a próxima viagem.

Antes de chegarmos em Ponta Grossa fizemos uma parada técnica na cidade de Carambeí/PR para comermos as famosas tortas holandesas de lá. Das diversas casas de tortas, a mais famosa da cidade é a Frederikas

 


# 19º Dia – Ponta Grossa à Chapecó

Depois fomos até Ponta Grossa e nos hospedamos no Hotel Planalto. Um hotel super clássico, onde até o Getúlio Vargas se hospedou. Mas possui uma estrutura modernizada e confortável. Recomendamos.

E próximo do hotel fica o Boteco da Original, um barzinho a moda antiga, que parece que mantém a aura dos anos 60 e 70. Com ótimo chopp e comidinhas regionais excelentes.

De Ponta Grossa até Chapecó/SC são 444 km de estrada em pista simples, com asfalto meio deteriorado e bastante movimento de caminhões. Por ser um domingo o movimento estava tranquilo, mas mesmo assim é um trecho cansativo. Passamos por São Mateus do Sul/PR, União da Vitória/PR e entramos em Santa Catarina já próximo de casa. Depois do Trevo do Irani, pega-se a BR-282 até Chapecó/SC.

viagem de moto

Rumo à Chapecó

É ótimo viajar, e gostaríamos que a viagem durasse mais. Mas também é muito bom chegar em casa, sabendo que deu tudo certo, e que você voltou com novas experiências que vai guardar pra sempre na memória.

Foram 19 dias e 6.250 km rodados em 5 estados diferentes com as mais variados cenários. Das grandes cidades de Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte,  até as beleza naturais da Chapada da Diamantina, passando por uma ilha onde só se chega de barco ou avião, e cidades históricas como Ouro Preto, essa viagem de moto foi uma experiência única e uma oportunidade de conhecer um pouco mais o Brasil, de tantas belezas naturais e riqueza cultural.

viagem de moto

Mapa Roteiro Viagem de moto pelos estados da Bahia e Minas Gerais.


Veja o vídeo que produzimos desta Viagem de moto de Santa Catarina à Bahia e Minas Gerais.


Abaixo link de todos os trechos da Viagem de Moto de Santa Catarina à Bahia e Minas Gerais detalhados da viagem:

1º Trecho: Chapecó – Curitiba – São Paulo – Belo Horizonte

2º Trecho – Belo Horizonte – Vitória da Conquista – Atracadouro Bom Jardim (Morro de São Paulo) 

3º Trecho – Atracadouro Bom Jardim – Lençóis – Ibicoara – Ouro Preto

4º  Trecho – Ouro Preto – Capitólio – Ponta Grossa – Chapecó



IMPORTANTE: 

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento.  Sempre confirme datas, preços e informações.



 Salve este post no seu Pinterest para lembrar do nosso blog sempre que for planejar sua viagem.

roteiro viagem de moto


Gostou do nosso conteúdo? Deixe um comentário aqui no site!

Thiago Damo
Thiago Damo
Arquiteto por profissão, viajeiro por paixão, motociclista por essência. A possibilidade de compartilhar momentos e caminhos me motivam a seguir na estrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se

Fique por dentro de todas as novidades do Viajeiros! Digite seu e-mail e receba nossos posts em primeira mão.

Name
Email *