parallax background

UYUNI: o que saber antes de ir

7 de junho de 2019
Passeio pela Isla del Sol e Isla de la Lua: tudo o que você precisa saber
31 de maio de 2019
FULL DAY NO SALAR DE UYUNI
12 de junho de 2019


QUANTOS DIAS FICAR | ONDE SE HOSPEDAR | QUANDO IR | ONDE COMER | CAIXA ELETRÔNICO E CASA DE CÂMBIO EM UYUNI | O QUE CONHECER EM UYUNI | CHEGAR DE MOTO NO SALAR DE UYUNI | QUAIS TIPOS DE PASSEIOS SÃO OFERECIDOS  |  AGÊNCIAS DE TURISMO |


 

O Salar de Uyuni é um dos lugares mais incríveis que já conhecemos. O maior deserto de sal do mundo fica localizado no sudoeste da Bolívia, e atrai turistas do mundo todo que vem explorar este local único.

Neste post, vamos relatar onde e como contratamos o passeio Full Day no Salar de Uyuni, além de muitas dicas, detalhes de como funciona o passeio, quais tipos de passeios são oferecidos, como chegar de moto ao Salar, onde ficar e onde comer em Uyuni.

Na estrada rumo à Uyuni


SOBRE O SALAR DE UYUNI

O maior deserto de sal do mundo possui mais de 10 mil quilômetros quadrados, e suas camadas de sal variam entre 2 e 10 metros de espessura. Recentemente foram descobertas uma das maiores reservas de lítio do mundo, cerca de 50% a 70% desta reserva está localizada no Salar. Com um terreno fértil, o Salar serve de abrigo para diversas espécies de flamingos e também é uma das principais vias de transporte em todo o Altiplano Andino.

Localização Salar de Uyuni


QUANTOS DIAS FICAR

Esta questão vai depender da sua disponibilidade de tempo e de quais passeios você pretende fazer no Salar. No nosso caso, como já estávamos a vários dias na estrada e Uyuni era o último atrativo, definimos por destinar um dia apenas para fazer o Tour Full Day no Salar de Uyuni. Mas existem diversos outros tipos de passeios, que iremos descrever mais abaixo neste post.


ONDE SE HOSPEDAR

A cidade é pequena e não possui muitas opções de hospedagem. Recomendamos efetuar a reserva com antecedência, principalmente se você pretende ir entre os meses de dezembro a março. Alta temporada.

Os hotéis localizados no Salar possuem diárias bem altas, e como sempre priorizamos os passeios e mais dias viajando, escolhemos nos hospedar na cidade devido a praticidade e também custo benefício.

Fachada do Hotel Jumari
Fonte: Booking

Nos hospedamos no Hotel Jumari. Fizemos a reserva com bastante tempo de antecedência pelo Booking. Este hotel estava muito bem pontuado e recomendado. O quarto era espaçoso, com calefação, limpo, porém a janela estava voltada para o corredor interno do hotel.  Mas isto não atrapalhou nossa estadia. Detalhe importante, este hotel não aceita pagamento pelo cartão de crédito, somente em espécie.

# Hotel Jumari
Rua Sucre
Site: hoteljumari.com
Valor diária: R$190,00

Mais opções de hospedagem em Uyuni:

# Hostal Oro Blanco (site): bem recomendado, está localizado ao lado da Estação Ferroviária.

# Hotel Jardines de Uyuni (site): bem recomendado, porém fica um pouco afastado do centro.

# Hotel Cristales Joyas de Sal: fica um pouco distante do centro, e está bem recomendado.


QUANDO IR

Diferente de muitos locais onde o clima define e pode até interferir no passeio, no Salar de Uyuni você pode escolher se prefere ver: o Salar seco ou alagado. Pois a paisagem é completamente diferente.  Na época seca ele fica totalmente branco, já na época de chuvas se forma um espelho de água que reflete o céu.

Salar de Uyuni Alagado
Fonte: coopturtrips.com.br

Entre os meses de dezembro a março está o período das chuvas. Já nos meses de abril a novembro o Salar fica seco. Nós visitamos o Salar em setembro, e pudemos ver de um lado uma paisagem extremamente seca e branca. Em outro ponto, graças ao nosso guia super gente fina, fomos até uma região do Salar onde havia uma fina película de água que refletia o céu.

Salar de Uyuni seco

Outro ponto importante que pode interferir na sua escolha é o frio. Onde as noites de verão atingem no máximo 0° C. Já no inverno pode chegar a -20°C ou -30°C. Posso dizer que no período em que estivemos por Uyuni as noites estavam frias, e o vento bem gelado. 


ONDE COMER

Jantamos no Restaurante e Pizzaria Boca Grande, o cardápio é bem variado. Na primeira noite pedimos uma pizza que estava bem gostosa (60 bolivianos) e na outra um Lomo Salteado. Ambiente bem quentinho, com wi-fi rápida e atendimento muito bom. Aceitavam cartão de crédito e o restaurante estava muito bem recomendado na tripadivisior.

Restaurante Boca Grande

# Restaurante e Pizzaria Boca Grande

Serve Pizza, Comida internacional
Endereço: Aniceto Arce

Outros restaurantes bem avaliados pelo Tripadvisior:

# Lliphi Restaurante Café Bistro
Cardápio Comida Latina, Fusion
Endereço: Calle Sucre

# Minuteman Revolutionary Pizza
Cozinha italiana, Pizza, Opções vegetarianas e veganas
Endereço: Avenida Ferroviaria (dentro do Hotel Tonito)


CAIXA ELETRÔNICO E CASA DE CÂMBIO EM UYUNI

Nossos últimos dias na Bolívia estavam acabando e junto com eles nosso dinheiro. Percebemos que quase todos os estabelecimentos não aceitavam cartão, e isto nos preocupou. Precisávamos pagar o hotel, refeições e abastecer a moto para sair da Bolívia. Outro detalhe importante é reservar dinheiro para os postos de gasolina, pois eles não aceitam cartão de crédito de estrangeiros.

Achamos um caixa eletrônico na Avenida Potosí, e nele tentamos sacar dinheiro com o cartão de crédito. E deu certo, uhuuuu. Estávamos salvos e mais tranquilos. Mas mesmo assim, não deixamos de procurar um restaurante que aceitava cartão de crédito.

Não deixe para trocar dinheiro em Uyuni, existem poucas casas de câmbio na cidade e a cotação geralmente não é favorável.


O QUE CONHECER EM UYUNI

Chegamos na cidade de Uyuni no meio da tarde, e já no dia seguinte iriamos fazer o Tour Full Day no Salar. Desta forma só teríamos esta tarde para conhecer a cidade, e lá fomos nós bater perna.

A cidade é pequena e em 30 minutos de caminhada você conhece os principais pontos. Atualmente a cidade tem no comércio e no turismo sua principal atividade econômica. Mas ela também já foi o centro ferroviário de comunicação entre as ferrovias chilenas, argentinas e bolivianas.   E são eles:

  • Avenida Ferroviário

É a principal rua da cidade, nela estão localizadas muitas agências de turismo, câmbio, e alguns restaurantes. Nela também tem um monumento de uma mulher feito com peças de trens.

  • Monumento Ferroviário

Este monumento está localizado na Avenida Ferroviário. É uma homenagem aos trabalhadores ferroviários.

Monumento ao Ferroviário

  • Praça Central

A Plaza Arce é formada por uma espécie de boulevard, com caminhos, canteiros, árvores. É bem organizada e em sua volta existem muitas lojas, bares e restaurantes.

Nela também está localizado a Torre do Relógio, ou Relógio Público. Instalado em Uyuni em 1930, a maquina do relógio foi fabricada em Hamburgo, na Alemanha.

Torre do Relógio

  • Monumento ao Rally Dakar

Em uma das extremidades da praça Arce, tem uma pequena réplica do monumento ao Rally Dakar. Desde 2009 a cidade recebe uma das etapas da maior corrida off road do mundo.

Monumento em Homenagem ao Rally Dakar

  • Catedral de Uyuni

Localizada na Avenida Arce, a Catedral de Uyuni chama a atenção pelas suas cores branca e laranja.

Catedral de Uyuni

  • Mapa principais pontos à conhecer

Como a cidade é bem pequena, e possível conhecer os principais pontos a pé. 

Mapa principais pontos de Uyuni


CHEGAR DE MOTO NO SALAR DE UYUNI

Um pouco antes de chegar em Uyuni, entramos no povoado de Colchani. Ele é a porta de entrada para o Salar. Aos poucos fomos adentrando e a imensidão branca foi se apresentado diante dos nossos olhos.  Não podíamos perder esta oportunidade de rodar de moto pelo maior deserto de sal do mundo, e registrar este momento único.

No GPS já estava demarcado alguns pontos, como a praça das bandeiras e o monumento ao Rally Dakar. Já estava entardecendo, rodamos um pouco pelo Salar e nada de avistarmos as bandeiras. O GPS estava um pouco perdido, e já tínhamos lido relatos que é muito fácil de se perder pelo Salar. O sol estava quase se pondo. Preferimos retornar a Uyuni, e deixar a praça das bandeiras para conhecer no dia seguinte junto do tour.

Salar de Uyuni


QUAIS TIPOS DE PASSEIOS SÃO OFERECIDOS

Existem vários tipos de tours que as agências oferecem pelo Salar de Uyuni, e todos eles utilizam veículos 4×4. O que muda entre eles é a quantidade de dias, pois existem tours de 1, 2, 3, ou mais dias. É possível fazer o Salar a partir de San Pedro de Atacama ou vice e versa, o tour tem duração de três dias.

No período em que o Salar fica alagado, com uma lâmina de 30 cm de espessura de água, os veículos não cruzam o Salar. Eles ficam mais na borda, e desta forma não vão até a Isla Incahuasi, chegando somente até o Hotel de Sal Playa Blanca.

Os tipos de tours mias oferecidos são:

  • TOUR DE 1 DIA

Este tour é feito nas proximidades de Uyuni, com saída às 10:00 da manhã e retorno no final do dia. Nele é possível conhecer o Cementério de Trenes (Uyuni), Processamento de sal (Povoado de Colchani), Montículos de Sal, Hotel de Sal Playa Blanca, Praça das Bandeiras, Monumento Dakar e Isla Incahuasi.

Tipo de veículo utilizado nos Tours

 

  • TOUR DE 3 DIAS

Dia 01: o mesmo roteiro do tour de 1 dia;

Dia 02: Salar de Chiguana, Mirador Volcán Ollague, Laguna Cañapa, Laguna Hedionda, Laguna Chiarkota, Laguna Honda.

Dia 03: Árbol de Piedra, Geiser Sol da Mañana, Termas de Polques, Desierto e Salar de Chalviri, Laguna Verde, Laguna Colorada.

 

  • TOURS DE MAIS DE 4 DIAS

Os tours com mais dias incluem além dos atrativos citados anteriormente, mais um treeking até o cume de um vulcão.


AGÊNCIAS DE TURISMO

Em Uyuni existem diversas agências que fazem o tour pelo Salar. Pesquisamos bastante e todos indicam deixar para contratar o passeio e negociar o valor no local.  Mas como prefiro já deixar tudo contratado antes de sair de casa, encontrei a plataforma: denomades.com

Os denomades tem uma proposta de oferecer tours com agências qualificadas e preços competitivos.  O atendimento pode ser feito via e-mail ou chat on line, onde é possível tirar todas as dúvidas. Após a efetivação do pagamento, você recebe por e-mail o voucher do passeio indicando a agência, bem como o roteiro detalhado e um checklist do que é necessário levar. Chegando em Uyuni é só ir até a agência, combinar os últimos detalhes.

Salar de Uyuni

O bacana desta plataforma, é que na página deles já estão detalhados os passeios, com valores, o que está incluso ou não. Assim fica mais de você entender quais passeios são oferecidos, segue abaixo alguns deles:

  • Salar de Uyuni Full Day (link)

  • Salar de Uyuni 3 dias (Uyuni-Uyuni) (link)

  • Salar de Uyuni 3 dias (Uyuni-Atacama) (link)

Nós compramos nosso Tour Salar de Uyuni Full Day pelo denomades, o valor do passeio foi de U$$ 66,00 dólares para duas pessoas ( em torno de R$280,00), neste valor estava incluso transporte compartilhado, guia e almoço. A agência que fez o passeio foi a World White Travel Bolívia.

No post Paseio Full Day no Salar de Uyni contamos como foi nossa experiência.



IMPORTANTE: 

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento.  Sempre confirme datas, preços e informações.



 

 Salve este post no seu Pinterst para lembrar do nosso blog sempre que for planejar sua viagem.

 


 

Gostou do nosso conteúdo? Deixe um comentário aqui no site!

Michelle Damo
Michelle Damo
Arquiteta, apaixonada por paisagens e novos desafios. Garupa profissional, sempre pronta para pegar a estrada em busca de novas experiências, culturas, sabores e aventuras. Viajar de moto é fazer parte da paisagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se

Fique por dentro de todas as novidades do Viajeiros! Digite seu e-mail e receba nossos posts em primeira mão.

Name
Email *