parallax background

URUBICI: a cidade mais bonita da Serra Catarinense

10 de julho de 2019
Roteiro Completo Viagem de Moto Argentina, Chile, Peru e Bolívia
3 de julho de 2019
INHOTIM: o maior museu a ceú aberto do mundo
17 de julho de 2019


QUANTOS DIAS FICAR | ONDE SE HOSPEDAR | QUANDO IR | ONDE COMER | O QUE CONHECER EM URUBICI |


 

Localizada na Serra Catarinense, a cidade de Urubici é o destino principal dentro de um roteiro que inclui São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema e Lages. É em Urubici que está localizado o famoso Morro da Igreja, com 1.822 metros de altitude. É o ponto mais alto habitado do Sul do país e onde faz mais frio. O contato com a natureza e as belezas naturais da região são os principais atrativos.  Com cachoeiras, cânions, cavernas e serras, é possível se desligar da correria do dia-a-dia e aproveitar as belas paisagens que a Serra Catarinense nos oferece.

Mapa localização Urubici

A cidade atualmente possui uma boa infraestrutura turística, com ótimos hotéis e pousadas, e muitas opções de restaurantes.  Quando estivemos pela primeira vez na cidade, isso em 2010 havia pouca infraestrutura. Desta vez nos surpreendemos, como a cidade cresceu e está se preparando para receber o turista.


QUANTOS DIAS FICAR

Considere ficar dois dias em Urubici, caso pretenda conhecer o cânion espraiado mais um dia.  Assim você pode fazer com calma todos os passeios e apreciar o clima e as lindas paisagens da serra.


ONDE SE HOSPEDAR

Atualmente a cidade possui uma grande quantidade de Hotéis e Pousadas seja na área urbana como na área rural. Nos hospedamos desta vez na Pousada Vila dos Butias, e foi uma ótima escolha. Localizada próxima a Igreja Matriz, a pousada fica perto dos principais restaurantes. Considerando que os atrativos estão distribuídos por todos os lados da cidade, é uma ótima opção.

São vários chalés muito aconchegantes e bem decorados, além de possuir estacionamento, que em breve será coberto. Os proprietários são bem atenciosos e gentis, ofereceram a garagem deles que é coberta para deixarmos nossa moto. O café da manhã é uma delícia, com vários produtos da serra catarinense.

# Pousada Vila dos Butias
Endereço: R. José Gáspar Fernandes, 77 – Centro
Valor diária: R$ 260,00

 

Mais opções de hospedagem em Urubici, bem avaliadas:

# Pousada Jardim do buda (site): bem recomendado e localizada na área rural.

# Eco Pousada Invernador (site): bem recomendado e localizada na área rural.

# Motogaragem (site): acomodações simples e o diferencial do hotel é a possibilidade de deixar a moto dentro do quarto. Para aqueles motociclistas mais ciumentos é uma boa ideia.


QUANDO IR

Não tem uma época definida para visitar Urubici, já que seus atrativos podem ser visitados durante todo o ano. Então vai depender da sua disponibilidade e preferência da estação do ano.

No inverno você pode aproveitar o frio, a geada, e se tiver sorte a neve. Já no outono a paisagem está se transformando, com a queda das folhas das árvores e seus variados tons amarelados. No verão além de ser um dos climas que favorecem a prática de esportes radicas ainda é possível participar da colheita das maças. E na primavera a paisagem se transforma com a floração. Nós fomos na metade de junho e o clima estava perfeito.


ONDE COMER

Aos poucos a cidade está se preparando para receber o turista, e a quantidade de bons espaços e restaurantes vem aumentando. Entre várias opções de restaurantes, abaixo descrevemos nossa opinião de onde fomos:

# Restaurante Château du Valle (fondue e massas)

Localizado próximo ao acesso da cachoeira do avencal, tem um ambiente agradável, atendimento bom, é interessante fazer reserva com antecedência. Os pratos que pedimos estavam deliciosos, acabamos pedindo massas e não foundeu. Praticamente 90% das mesas pediram foundeu, e como o esquema é grelhar a carne na hora, o ambiente que é fechado ficou cheirando carne grelhada e acabamos saindo com roupas e cabelos cheirando grelhado.  Uma pena, pois a comida estava deliciosa.

Ambiente Interno

Restaurante Château du Vale
Endereço: SC-110 (10 km da cidade)
Horário de atendimento: Terça-feira à Domingo 19:00 as 23:00 e nos Sábados 12:00 as 15:00 e 19:00 as 23:00
Fone: (48) 99922-9188
Site: www.chateauduvalle.com.br/


# Paradouro Santo Antônio

Este restaurante está localizado no Portal de Acesso da Estalagem Santo Antônio (hospedagem). O espaço é aconchegante e charmoso. São servidos cortes de carnes, peixes, risotos e saladas. Escolhemos saborear uma deliciosa truta e um buffet com várias opções de saladas e pratos quentes de acompanhamento. 

Paradouro Santo Antônio
Endereço: Rodovia SC 370 (antiga SC 439), à 3,0 km da cidade.
Horário atendimento: Quarta-feira à Segunda-feira 11:30 as 15;00
Telefone:(49) 3278-4430 e (49) 3278-5514.
Site: www.estalagemsantoantonio.com.br


# Guardião do Avencal Bar e Café

Localizado junto ao atrativo das Inscrições Rupestres e próximo ao mirante, o bar e café é uma ótima opção para fazer uma parada.  Aproveitamos para almoçar ali já que estávamos próximos do local. Pedimos um filé de truta com um espaguete ao pesto. A truta estava bem saborosa, mas a massa estava um pouco fria. Também é servido um café colonial a partir das 15:00hs.

Truta com espagueti ao pesto

Junto ao restaurante, tem uma lojinha que vende vários artigos e lembranças de Urubici e região.  Aos fundos do restaurante é possível avistar a bela Cachoeira do Avencal com seus 100 metros de queda.

Guardião do Avencal Bar e Café
Endereço: SC-110, Km 380, Urubici
Telefone: (49) 99985-1172
Horário atendimento: Quinta-feira à Terça-feira 9:00 as 19:00 (atendimento noturno com reserva e horário marcado antecipado)


# Restaurante e Pizzaria Sêmola

Está localizado na principal avenida da cidade, e provavelmente você irá passar em frente dele. O ambiente é bem agradável, bem ao centro do restaurante tem uma enorme lareira, que em dias frios deve deixar o ambiente bem quentinho. A especialidade do restaurante são as massas, mas, as pizzas que passaram pela gente nos deixaram com água na boca.

De entrada pedimos uma Burrata de búfala com bresaola e conserva de porcini. Além de bonita estava deliciosa. E de prato principal eu pedi um Talharim Amatriciana e o Thiago um Scalopini com porcini acompanhado de um talharim com alho, manteiga e legumes. Tudo delicioso. Recomendamos!!! Vamos precisar voltar para experimentar as pizzas.

Pizzaria Sêmola
Endereço: Av. Adolfo Konder, 1597, Urubici – SC
Horário atendimento: Quarta-feira à Segunda-feira das 18:30 as 23:00

Mais opções de Restaurantes em Urubici que são bem avaliadas:

# Montês Restaurante (site):
Rua Policarpo de Souza Costa 01 | Centro-Praça, Urubici,
Telefone: (49) 3278 – 4005
Horário de funcionamento: Qua – Dom 12:00 – 16:00 e Qua – Sáb 18:00 – 22:00

# Manali Bistrô
Avenida Adolfo Konder, 763, Urubici,
Telefone: (49) 3016-2312
Horário de funcionamento: Dom – Ter 18:00 – 22:00


O QUE CONHECER EM URUBICI

Os principais atrativos em Urubici estão localizados na sua grande maioria em volta da área urbana da cidade, como é possível verificar no mapa abaixo:

Mapa de localização dos atrativos turísticos

  • AGÊNCIA DE TURISMO

Praticamente todos os passeios em Urubici podem ser feitos por conta própria, sem a necessidade de contratação de uma agência de Turismo. Mas caso você tenha interesse em contratar um guia, para ter maiores informações e saber um pouco mais da história desta região, entre em contato com a Agência de Turismo Serra Azul.

# Serra Azul Ecoturismo
(49) 3278-4838 / (49) 98846-8717

# Natural Extremo Agência de Aventuras
No cânion espraiado surgiu um novo atrativo, o pêndulo, que acontece periodicamente. A ideia surgiu de praticantes de highline que criaram esta atividade no local.
Para maiores informações acesse: Site oficial da Natural extremo
naturalextremo.com

  • PÓRTICO DE URUBICI

Na entrada da cidade está localizado o lindo Portal Turístico, em meio a bela paisagem da Serra Catarinense.   

Portal de entrada de Urubici

  • SERRA DO CORVO BRANCO

A serra do corvo branco liga os municípios de Urubici e Grão Pará pela rodovia denominada SC -370, é um dos principais pontos que todo motociclista deve conhecer. Não necessariamente você deve descer esta serra, já que ela não possui pavimentação asfáltica e tem muitas pedras soltas, exigindo uma certa experiência em off-road. Mas chegar até o início da serra, passando por vales e montanhas com muitas araucárias é uma paisagem incrível, e rende lindas fotos. Tem um trecho de estrada que é terra,e em alguns pontos tem bastante pedra solta. 

Estrada para a Serra do Corvo Branco

A Serra do Corvo Branco possui o maior corte em rocha com 90 metros de profundidade. A serra recebe esse nome devido a uma ave rara, conhecida como Urubu- rei. Esta ave possuía uma plumagem branca e erroneamente foi chamada de corvo branco pelos habitantes locais.

Corte na Pedra – Serra do Corvo Branco

O ideal é chegar na parte alta da serra onde está o corte, por volta das 12:00 (no verão) e as 14:00 (no inverno), horário em que o sol está bem em cima do corte sem sombras.

  • ALTOS DO CORVO BRANCO

Logo a direita de onde começa o corte na rocha da Serra do Corvo branco, para quem chega de Urubici tem um container verde. Ali é a portaria de um novo passeio que foi aberto ao público em jan/19, ali você recebe todas as informações.  É uma propriedade privada que foi aberta à visitação. Não tem muita infraestrutura lá em cima, mas a vista vale a pena.

Nas informações que recebemos, em breve iniciarão as obras para a execução de uma passarela de vidro. Será possível avistar o corte de 90m metros na rocha perfeitamente de cima, como também caminhar sobre a serra do corvo branco. Além da passarela, serão construídos restaurantes, pousadas e mirantes. A previsão é que as obras iniciem no mês de julho/19 e vão durar um ano.  Já estamos nos organizando para daqui um ano voltar para Urubici, e ver as novidades!

Mapa mirantes Altos do Corvo Brancos

O acesso é por uma estrada de chão, mas é uma estrada boa sem pedras soltas e a moto sobe tranquilamente. Chegando lá em cima, tem um local destinado ao estacionamento e uma pessoa para indicar as trilhas.

Estacionamento

A partir de uma caminhada de 10 minutos, é possível chegar ao primeiro mirante. Ali de cima é possível ver perfeitamente as curvas da Serra do Corvo branco. É nesse primeiro mirante que será executada a passarela de vidro sobre a Serra.

Vista das Curvas da Serra do Corvo Branco

Após a primeira parada, é possível ir de carro até o próximo ponto onde tem estacionamento e sanitários. A partir dali, seguem três trilhas que levam a diferentes mirantes. As trilhas estão indicadas com placas, conforme o mapa que recebemos na entrada.

Seguindo a indicação das placas, a próxima trilha é um pouco íngreme, em 15 minutos de caminhada se chega ao topo. La de cima é possível ver perfeitamente o corte de 90 metros na rocha, de onde se inicia a serra do corvo branco. Dali também é possível avistar o Cânion Espraiado.

Mirante da Serra do Corvo Branco

Retornando até o ponto do estacionamento e seguindo mais alguns metros à frente, começa outra trilha.  Também um pouco íngreme te leva a outro mirante, de onde é possível avistar o Morro de Pedra e o Cânion Espraiado.

A última trilha e a mais longa, é realizada por uma trilha plana que dura em torno de 25 minutos de caminhada.  Nesta trilha tem vários pontos com paradas que indicam alguns mirantes, de onde é possível avistar o Litoral Catarinense (em dias claros, sem névoa), a Serra do Rio do Rastro, o Morro da Igreja e o CINDACTA.

Mirante

Estar caminhando em cima de um platô, na serra catarinense foi um dos pontos altos da nossa estadia em Urubici. Caminhar por diversos mirantes e ter a possibilidade de avistar diversos pontos e regiões da serra catarinense foi incrível. E para fechar nosso dia neste lugar incrível, pudemos apreciar um lindo pôr do sol na saída deste passeio.

Altos do Corvo Branco
Horário:    Terça-feira à Domingo das 09:00 as 16:00 (inverno) e das 09:00 às 18:00 (verão)
Valor entrada: R$20,00 por pessoa

  • PARQUE CASCATA DO AVENCAL

No km 34 da SC-430 está o acesso ao Parque da Cascata do Avencal e outro Parque chamado de Quedas do Avencal. Ambos, um ao lado do outro, cobram R$ 10,00 por pessoa para entrar em cada atrativo. O acesso é através de estrada de chão, que está em boas condições.

Entrada Parque Cascata do Avencal

O Parque Cascata do Avencal possui vários atrativos.  Logo na entrada, é possível preencher um formulário e comprar o ingresso para a tirolesa, já é possível colocar o equipamento de segurança.  Além da tirolesa que passa por cima da Cascata do Avencal, existem também pedalinho, vários mirantes, passeio a cavalo, arco e flecha e trilhas.

Em um dos mirantes do Parque é possível avistar de frente, os 100 metros de queda livre da cascata, é uma das vistas mais bonitas do parque. Próximo deste mirante, está localizado o ponto de partida da tirolesa.

Cascata do Avencal

São cerca de 200 metros de tirolesa, que passam por cima da cascata do avencal. Com os equipamentos de segurança corretos e após a vistoria da pessoa responsável, se lançar pela tirolesa é pura adrenalina. Logo na saída, você passa pelas copas das árvores e das araucárias. E na sequência se abre uma paisagem linda e você passa por cima da cascata do avencal, com mais de cem metros de queda. A vista é linda e a adrenalina é demais. Foi uma experiência muito legal, que recomendamos. Com relação a segurança dos equipamentos, acredito que as pessoas responsáveis estão fazendo tudo certo.

A infraestrutura do parque é muito boa, com restaurantes, sanitários e atendimento ao turista. Importante saber que o parque não aceita cartão de crédito e débito, então leve dinheiro.

Parque Cascata do Avencal
Valor entrada: R$ 10,00 por pessoa
SC-430 Km 34

  • AOS PÉS DA CASCATA DO AVENCAL

Partindo 4 km do acesso a cidade na SC-430, é possível acessar por uma estrada de chão a parte inferior da cascata do avencal. Chegando no final da estrada, é preciso fazer uma trilha de 400 metros para chegar ao pé da cascata.

Mapa acesso a trilha da Cascata do Avencal

O caminho possui pedras escorregadias, é importante utilizar um calçado adequado e tomar bastante cuidado.

Cascata do Avencal vista debaixo
Fonte: teatur viagens

  • PARQUE QUEDAS DO AVENCAL

O acesso a este parque, é o mesmo que vai para o Parque Cascata do Avencal. Em um determinado trecho existe uma bifurcação na estrada, onde entrando a direita se chega a este parque e seguido em frente vai ao Parque Cascata do Avencal.

Entrada Parque Quedas do Avencal

O ingresso custa R$10,00 por pessoa, e neste parque não tem tantos atrativos como o do lado. Mas vale a visita também, tem um restaurante que serve almoço, uma cafeteria e sanitários. Foi executada uma réplica da Pedra Furada, que não é tão bonita como original, mas valeu a intensão do empreendedor.

Vista do mirante

Recentemente foram executadas duas plataformas, uma delas com piso em vidro.  Estas plataformas se projetam sobre o cânion, de onde é possível avistar a Cascata do Avencal de um ângulo diferente. Este parque tem poucos atrativos, mas não deixa de ser uma opção de visitação.

Parque Quedas do Avencal
Valor entrada: R$ 10,00 por pessoa
SC-430 Km 34

  • MIRANTE DO AVENCAL

O mirante está localizado a 4 quilômetros do centro na SC-430. É possível avistar toda a cidade, entre montanhas e serras que cercam o município. A paisagem é muito bonita e vale a parada.

  • INSCRIÇÕES RUPESTRES

Bem próximo ao mirante, fica o Guardião do Avencal. Um espaço para almoçar, fazer um lanche ou tomar um café. Neste local, está localizado um importante registro da arte rupestre dos povos Jê do Sul do Brasil.  Para acessar a passarela e as inscrições é necessário pagar o valor de R$6,00 por pessoa, no caixa do estabelecimento. Ao pagar o ingresso, é fornecido uma folha que conta um pouco da história destas inscrições rupestres.

A partir da passarela que fica aos fundos da edificação, é possível avistar a Cascata do Avencal. Seguindo uma trilha se chega as inscrições rupestres, é possível ir até uma caverna, um bosque de xaxins e uma minifazenda.  O sítio arqueológico que é o principal atrativo, é formado por diversos painéis com figuras geométricas e antropomórficas, gravadas no Arenito Botucatu que datam de 2 mil anos atrás.

Inscrições Rupestres
Rodovia SC- 430
Valor ingresso: R$6,00 por pessoa

  • IGREJA MATRIZ

A Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, foi construída em 1973 e é uma das maiores igrejas católicas do estado de Santa Catarina. Seu estilo gótico e tamanho imponente, fazem com que a igreja seja vista de vários pontos da cidade.  A entrada principal da igreja está marcada com uma praça e um belo chafariz.

  • MORRO DA IGREJA E PEDRA FURADA

O Morro da Igreja fica a 26 km do centro de Urubici, é um dos principais atrativos da cidade. Localizado a 1.822 metros de altitude, é possível avistar o litoral sul catarinense lá de cima. Em frente ao mirante, está a Pedra Furada. Uma escultura natural esculpida ao longo do tempo, que chama a atenção pela abertura de 30 metros de circunferência.

No topo do morro funciona uma base de monitoramento aéreo dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o CINDACTA II. Todos os anos neste local é registrado uma das temperaturas mais baixas do estado e a ocorrência de neve em alguns períodos. Mesmo no verão e com sol as temperaturas continuam baixas.

Pedra Furada

Para acessar o morro da igreja e avistar a pedra furada é necessário retirar uma autorização no escritório da ICMbio, no centro de Urubici.

Durante a semana o acesso ao morro da igreja está interditado, devido às obras que o exército está realizando. Faça sua programação para conhecer o morro da igreja e a pedra furada aos sábados e domingos.

# AUTORIZAÇÃO PARA SUBIR O MORRO DA IGREJA

É fornecida gratuitamente, no escritório da ICMbio Sede do Parque Nacional de São Joaquim, no centro da cidade de Urubici. É preciso fornecer o número da placa do veículo e retirar a autorização para sábado ou domingo. As autorizações são limitadas, sendo 200 autorizações para veículos e 100 para motos por dia.  

Entre em contato através do telefone (49) 3278-4994 para maiores informações. Não é feito reserva de autorizações, sendo necessário ir até o ICMbio para retirar a mesma.

ICMbio – Parque Nacional de São Joaquim
Endereço: 180, Av. Pedro B Warmeling, 116, Urubici – SC,
Horário atendimento: todos os dias das 8:00 as 17:00
Telefone: (49) 3278-4994

  • GRUTA DA NOSSA SENHORA DE LURDES

Está localizada a 500 metros da rodovia que leva até a Serra do Corvo Branco, na comunidade de Santa Terezinha. A formação natural da gruta encravada na rocha, torna o ambiente ainda mais acolhedor, cercada por paredões de pedra e uma queda d’água de 10 metros de altura. 

Gruta Nossa Senhora de Lurdes
Fonte: urubici.sc.gov.br

Desde 1944, existe uma imagem da Nossa Senhora de Lurdes. Todos os anos no mês de outubro ocorre uma Romaria de Penitênci, no local é possível ver vários objetos deixados pelos fiéis como testemunho das graças alcançadas.

Gruta Nossa Senhora de Lurdes
10 km do centro de Urubici
Entrada gratuita

  • MORRO DO CAMPESTRE

Há 8 km do centro de Urubici, o morro do campestre é uma ótima opção de visitação, seja, pela vista panorâmica do vale do Rio Canoas como também para apreciar o pôr-do-sol.  Este atrativo está localizado dentro de uma propriedade particular, e é cobrado o valor de R$5,00 por pessoa, que são cobrados na entrada da propriedade. Todo o acesso dentro da fazenda até o estacionamento foi asfaltado, o que justifica a cobrança deste valor.

Morro do Campestre
Fonte: urubici.com.br

A partir do estacionamento, caminhando cerca de 30 minutos se chega ao morro do campestre, que possui 1.380m de altitude, de onde as imponentes formações rochosas em arenito chamam a atenção. Em alguns trechos é possível escalar estas formações e chegar até o topo, de onde se tem uma vista espetacular.

Vista do Morro do Campestre
Fonte: urubici.com.br

É importante saber que não existe nenhum tipo de proteção no local, sendo necessário muita atenção ao subir para que não ocorra acidentes. Está sendo construída uma escadaria, que com certeza irá facilitar a chegada ao topo das formações, de onde a vista é muito bonita. Nos dias frios é bom levar um agasalho, pois venta muito no local diminuindo a sensação térmica.

Morro do Campestre
SC-370 Acesso por estrada de chão, 8 Km do centro
Bairro do Campestre
Valor entrada: R$5,00

  • CRIATÓRIO DE TRUTAS

As trutas são um dos principais ícones da gastronomia da Serra Catarinense. E em Urubici, você pode visitar um dos maiores criatórios de trutas do país, desenvolvido pelo biólogo Professor Hélio.

Vista de cima do criatório
Fonte: ndmais.com.br

É possível conhecer todo o processo desde a incubação do ovo até o peixe atingir o peso para o abate. No total são 67 tanques que possuem recirculação da água, onde os peixes estão separados de acordo com o tamanho e sexo. É produzido cerca de 20 toneladas de trutas por mês, que são distribuídas em vários estados brasileiros. 

Tanques
Fonte: urubici.sc.gov.br

Neste local, é possível conhecer os detalhes da criação de trutas, bem como vivenciar e participar das atividades da propriedade. Como alimentar os peixes, ajudar na classificação das trutas nos tanques. A visitação pode ser guiada, ou por conta própria.

Criatório de Trutas
Endereço: Estrada Geral Baiano, 100 – Baiano
Telefone: (49) 991132-1818 / (49) 99147-7551
Visitas guiadas:
Segunda à Sexta: das 9:00 às 10:30 e das 15:00 às 16:30
Sábado: 9:00 às 10:30, 10:30 as 12:00, 14:00 as 15:30 e das 15:30 às 17:00
Domingos: somente para grupos, mediante solicitação antecipada

  • CÂNION DO ESPRAIADO

O cânion espraiado está localizado dentro de uma propriedade particular, à 35 km do centro de Urubici. Seu acesso é por uma estrada de chão muito ruim, onde são recomendados utilizar veículos 4×4 ou ir caminhando. É necessário pegar uma autorização para entrar na propriedade.

Cânion Espraiado
Fonte:www.tmtrekking.com.br

# ONDE PEGAR A AUTORIZAÇÃO

Para retirar a autorização é necessário ir até a casa da D. Terezinha, que fica a 6 km do centro de Urubici, na rodovia que vai sentido Serra do Corvo Branco. Na propriedade tem uma placa bem grande, indicando o fornecimento da autorização “AUTORIZAÇÃO CANION ESPRAIADO”.  A autorização é vendida pelo valor de R$20,00 por pessoa. Ela dá direito ao turista pernoitar, acampar e utilizar uma edificação que está na propriedade e serve de ponto de apoio. Esta estrutura é bem simples, está mobiliada, disponibiliza colchões e sanitários.

Segue abaixo os contados da D. Terezinha:
(49) 98417-8770
(49) 98405-4653
(49) 3278-4835
(49) 3278-4732

  • COMO CHEGAR ATÉ O CÂNION ESPRAIADO

Existem três opções para chegar ao Cânion Espraiado. Vale lembrar que o acesso a propriedade é através de uma estrada rural de terra, que possui muitas pedras soltas e está muito mal conservada. Sendo assim, não tente ir com um veículo de passeio, pois poderá ficar no meio do caminho. As três opções são:  

# VEÍCULO 4X4 PRÓPRIO

Caso você tenha um veículo 4×4, é possível acessar o cânion espraiado por conta própria, basta ter a autorização que falamos anteriormente. Porém além de ter o veículo adequado é importante também ter prática neste tipo de terreno. Pois a estrada é muito ruim e cheia de pedras enormes pelo caminho.

# VEÍCULO 4X4 CONTRATADO

Se você não tem veículo 4×4, é possível contratar o mesmo, a própria D. Terezinha vende o passeio de 4×4. O valor cobrado é de R$400,00 para até 4 pessoas, e está incluso o veículo com motorista/guia e a autorização. O passeio leva em torno de 6 horas, saindo as 9:00 da manhã e retornando as 15:00hs.

# CAMINHANDO

É possível chegar com qualquer tipo de veículo ou moto até o estacionamento em frente da Pedra da Águia. A partir deste ponto, você segue caminhando em torno de 3 horas, e a intensidade é média à alta. São 9 km de caminhada pela mesma estrada que o veículo 4×4 passa. Sendo na sua maioria uma subida bem íngreme por um terreno muito acidentado até o cânion. Leve água, protetor solar, chapéu e vá com um calçado confortável.

Caminho Cânion Espraiado

  • PASSEIOS DISPONÍVEIS NO CÂNION ESPRAIADO

O cânion está a 1.500 metros de altitude e lá de cima é possível ter uma linda vista do vale, com campos, penhascos, escarpas, abismos, cachoeiras com aproximadamente 90 metros de queda e muitas trilhas. A infraestrutura disponível ao turista é um pouco precária, caso queira acampar no local.

Chegando no cânion você tem vários atrativos que podem ser contratados no local ou previamente:

– Trilha na borda do cânion;

A trilha pela borda do cânion e alguns mirantes, acontece acompanhado de um guia da propriedade. É possível escolher o lado do cânion para fazer a caminhada, é importante estar com um calçado adequado ou então alugar galochas na propriedade pelo valor R$10,00. A caminhada é de pouco mais de 2 quilômetros pela borda do cânion, de onde é possível avistar lindas cachoeiras, passar próximo à penhascos, avistar parte da serra do corvo branco e o lindo vale que se abre através do cânion.

– Trilha guiada para o balanço infinito

A trilha até o local do balanço infinito possui 12 km, é possível contratar este passeio diretamente com o pessoal da propriedade. O deslocamento pode ser feito caminhando, ou contratar o trator da propriedade R$ 50,00 ou ir cavalgando R$100,00.

– Cavalgada e Rapel

Tanto a cavalgada como o rapel acontecem periodicamente ou por agendamento no Cânion Espraiado. A proprietária da fazenda é quem organiza os passeios, deve-se entrar em contato para agendar com antecedência.

Carol Munareto
(49) 99171-2800

– Pêndulo:

A ideia surgiu de 5 amigos praticantes de highline, que criaram esta atividade no local. A partir daí, surgiu a Natural Extremo Agência de aventuras. Acesse o site oficial da Agência para maiores informações. https://naturalextremo.com/pendulocanionespraiado/

Mapa localização Pêndulo Cânion Espraiado
Fonte:www.eventbrite.com.br

O pêndulo possui 80 metros de queda livre, e seu sistema com 170 metros de distância está fixado nas bordas do cânion, onde está montada a ancoragem do highline. O sistema seguro veio dos EUA e o salto só acontece, depois da pessoa assinar um termo de ciência e a visualização de um vídeo que explica como funciona.

Pêndulo – Cânion Espraiado www.eventbrite.com.br

A agência trabalha com datas marcadas, acesse o site para verificar as datas disponíveis. Cada salto possuí horário marcado, e você deve chegar com 1 hora de antecedência. Vale lembra que não está incluso no valor do salto, a autorização para entrar na propriedade e o transporte até o cânion.

Agência Natural Extrema
E-mail: naturalextremobr@gmail.com
Site: naturalextremo.com/pendulocanionespraiado/
Valor do salto: R$490,00 (a venda é feita através de lotes de ingressos, e o valor acaba variando)
Pacote fotos: R$100,00
Vídeo personalizado: R$250,00
Duração do salto: 10 a 15 minutos

 

Nossa passagem por Urubici foi muito legal, descobrimos novos passeios, novos restaurantes, mas acima de tudo tivemos a oportunidade de apreciar novamente as lindas paisagens da Serra Catarinense. Retornar a esta cidade 10 anos depois, nos surpreendeu, e percebemos que aos poucos ela está se preparando para receber os turistas. E isso é muito bom!



IMPORTANTE: 

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento.  Sempre confirme datas, preços e informações.



 

 Salve este post no seu Pinterest, para lembrar do nosso blog sempre que for planejar sua viagem.

 


 

Gostou do nosso conteúdo? Deixe um comentário aqui no site!

Michelle Damo
Michelle Damo
Arquiteta, apaixonada por paisagens e novos desafios. Garupa profissional, sempre pronta para pegar a estrada em busca de novas experiências, culturas, sabores e aventuras. Viajar de moto é fazer parte da paisagem.

4 Comments

  1. Avatar Carlos Alberto Maccagnan disse:

    Estivemos em Urubici em Agosto de 2018 por alguns dias num grupo de motos. Vale a pena qualquer passeio nesta região. Fique em Urubici.
    Povo acolhedor, perto de todos os passeios. Tranquilidade para descansar o cérebro. Comida muito boa. Clima excepcional. Nevou no dia que iniciamos retorno. Pegamos -3 graus C.
    Vamos voltar em breve. Nosso passeio foi cancelado pela Pandemia. Super Recomendado.
    Reservem o hotel ou pousada com antecedência.

    • Obrigado pelo contato Carlos!
      A Serra Catarinense tem belas paisagens, e com certeza Urubici é parada obrigatória para conhecer na região.
      São tantos os atrativos que um final de semana é pouco para curtir.
      Ficamos felizes em saber que você gostou da cidade, do clima, comida e hospitalidade pois com certeza isso faz toda a diferença para voltar para um destino.
      Abraços,

      Michelle e Thiago

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se

Fique por dentro de todas as novidades do Viajeiros! Digite seu e-mail e receba nossos posts em primeira mão.

Name
Email *