parallax background

Salto do Yucumã: um espetáculo da natureza

13 de janeiro de 2021
canion de uchco
O incrível Cânion de Uchco
12 de agosto de 2020

 


Um lugar que vai te surpreender!

Localizado no município de Derrubadas no Rio Grande do Sul, o Salto do Yucumã é considerada uma das principais atrações da região. Portanto, se você gosta de estar em contato direto com a natureza, temos certeza que vai curtir muito conhecer este espetáculo da natureza.

Neste post, vamos descrever tudo o que você precisa saber para conhecer este lugar que com certeza irá te surpreender.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é mapa-derrubadas-1024x670.jpg

Localização munícipio de Derrubadas e do Salto do Yucumã

O salto é um dos principais atrativos do Parque Estadual do Turvo, considerado uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza. Possuindo uma área de 17.492 hectares o parque abriga uma grande diversidade de plantas além de, diversos outros animais como pumas, antas, catetos, veados e uma infinidade de aves.


Se preferir, clique para ir direto ao tópico desejado:

 


MELHOR ÉPOCA

A melhor época para conhecer o Salto do Yucumã é no período de seca, onde a vazão do Rio Uruguai é menor e assim pode-se visualizar as quedas. Portanto, o melhores meses para conhecer o salto e ter a sorte de ve-lo na sua totalidade é entre novembro e abril.

Salto do Yucumã
Acesso ao Parque Estadual do Turvo


ONDE SE HOSPEDAR

No dia em que fomos conhecer o Salta do Yucumã, optamos em fazer um bate e volta já que o destino fica próximo da cidade onde moramos. Mas se você optar por buscar nas proximidades, a região possui várias opções.

Na cidade de Tenente Portela que fica a 18 km de Derrubadas é uma boa opção para se hospedar, ou então se você preferir algo com um pouco mais de infraestrutura a cidade de Iraí, que fica a cerca de 103 km do parque, é uma boa opção para se hospedar. Na cidade tem um hotel com águas termais e uma boa infra estrutura e ótimo custo/beneficio, se quiser saber sobre esta hospedagem (clica aqui) .

salto do yucumã
Localização cidades em relação à Derrubadas

Chegando no parque é necessário preencher um formulário e entregá-lo no receptivo. O local  conta com um amplo estacionamento, sanitários, informações, uma pequena exposição de animais que habitam o local, além de um espaço para venda de artesanatos da região.

 

A partir do receptivo, você irá  percorrer cerca de 15 quilômetros de estrada de chão em meio a mata fechada até chegar a uma área de recreação formada por uma clareira no final do caminho. Certamente um local onde você poderá descansar, fazer um lanche e deixar seu veículo estacionado  com toda segurança para poder iniciar a trilha.

salto do yucumãEstrada dentro do Parque Estadual do Turvo

A trilha

Um pequeno portal indica o início da trilha com cerca de 600 metros de extensão que irá te levar até uma larga faixa rochosa de onde já é possível avistar o Salto do Yucumã.

Ao final da trilha a mata é deixada para trás e a caminhada continua pelas rochas que nada mais são o leito do majestoso Rio Uruguai. A partir dai se equilibrando entre as rochas você irá chegar até as margens de onde é possível avistar a imensa queda d’água e o canal por onde as águas ruidosas do rio passam.

salto do yucumã

Início da Trilha

 


O QUE VOCÊ PRECISA SABER

  • Necessário agendamento devido a pandemia: WhatsApp (55) 9.9918-3006.
  • Horário de entrada: 8:00 às 13:00 e saída as 17:00.
  • Aberto de quinta a segunda;
  • No receptivo tem um trailer com venda de lanches;
  • Não é permitido acampar nem fazer fogo nas churrasqueiras da área de lazer.
  • Obrigatório uso de máscara, álcool em gel e respeitar o distanciamento social.
  • É obrigatório o preenchimento de um Termo de Responsabilidade.
  • Valor de entrada: R$17,75 por pessoa.
  • A área do salto não possui acessibilidade;

 


A MAIOR QUE DÁGUA LONGITUDINAL DO MUNDO

O Salto do Yucumã ou Iucumã ou Saltos del Moconá (para os Hermanos) é formado pelo Rio Uruguai e faz divisa com a região de Missiones na Argentina. É considerada a mais extensa queda d’água longitudinal do mundo, com cerca de 1.800 metros de comprimento onde a altura da queda pode variar conforme o nível do Rio Uruguai, podendo chegar a uma altura de até 20 metros.

 

Considere a melhor visão do Salto do Yucumã  pelo lado brasileiro onde o nível da margem do rio é mais baixo e desta forma, é possível avistar o desnível (degrau) coberto pela cortina de água formada pelas águas do Rio Uruguai.

No entanto, quanto mais baixo o nível do rio, mais próximo você chegará do salto, que com certeza irá te surpreender tamanha a beleza do lugar e a força das águas que passam pelo canal. Além disso, o contraste entre a cor esverdeada das águas e as rochas basálticas tornam a paisagem ainda mais espetacular rendendo vários clics. 

 

Salto de Yucumã

 

Além da trilha que leva até o salto, existem outras trilhas como a Trilha das Onças e a Trilha das Lagoas ambas com cerca de 1.300 metros de extensão e nível dificuldade fácil a médio, e também a Trilha do Campestre com 8 km de extensão (ida e volta) e nível de dificuldade médio. 

Saltos del Moconá

Já no lado Argentino o acesso ao salto se dá pelo Parque Provincial Moconá, o parque conta com um amplo estacionamento, restaurante, loja de artesanato, sanitários além de várias trilhas em meio a mata. Maiores informações você pode acessar o site do parque aqui (http://www.saltosdelmocona.tur.ar/informacion-saltos-del-mocona.php ).

Saltos de Moconá

 

Localização Parque Provincial Moconá

No Parque Provincial Moconá existem várias trilhas que podem ser percorridas mas certamente o principal atrativo é o passeio de bote que é realizado no canal do Salto do Yucumã. Percorrendo uma pequena trilha, você chegará até o embarcadouro de onde saem os botes que irão percorrer o salto sobre o Rio Uruguai. Dali já é possível observar a impressionante formação natural que com certeza te deixará sem fôlego.

O passeio tem duração de cerca de 25 minutos e custa R$50,00 por pessoa. Certamente um passeio imperdível cheio de aventura no lado argentino. 

Considere passar o dia todo no parque para desbravar as belezas que cercam o Salto do Yucumã, com certeza você não vai se arrepender além disso é impossível não ver algo diferente. Nossa passagem pelo salto foi rápida mas, mas no entanto nos surpreendeu muito pois não tínhamos ideia da beleza do lugar e com certeza pretendemos voltar. Certamente estar em contato direto com a natureza nos proporcionou emoções e experiências únicas.


O Salto do Yucumã nos impressionou, pois não tínhamos ideia de tamanha beleza no local. Após percorrer 15 km de estrada de chão dentro do parque em meio a uma mata fechada e chegar na beira do salto o que foi incrível. E o mais importante apreciar a enorme fenda formada nas rochas e sentir a força das águas do Rio Uruguai. Certamente a natureza no seu estado mais puro! 

Gostou do nosso conteúdo? Deixe um comentário aqui no post!

 


VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reservar utilizando os links do nosso blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog Viajeiros a produzir conteúdos de qualidade e cheio de informações. Ajude o blog que te ajuda 😉

Acompanhe nossas dicas e aventuras em tempo real no @moto_viajeiros.


Esperamos que este post tenha sido útil para você! E se você conhece alguém que precisa ler esse conteúdo, compartilha o link com ela!

 

Salto do Yucumã

 



IMPORTANTE: 

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento.  Sempre confirme datas, preços e informações.



Michelle Damo
Michelle Damo
Arquiteta, apaixonada por paisagens e novos desafios. Garupa profissional, sempre pronta para pegar a estrada em busca de novas experiências, culturas, sabores e aventuras. Viajar de moto é fazer parte da paisagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se

Fique por dentro de todas as novidades do Viajeiros! Digite seu e-mail e receba nossos posts em primeira mão.

Name
Email *