parallax background

SALINAS DE MARAS

9 de abril de 2019
MORAY: o laboratório agrícola dos incas
3 de abril de 2019
OLLANTAYTAMBO: o portal para o antigo mundo inca
17 de abril de 2019


As Salinas de Maras estão localizadas a 40 km de Cusco e a 7 km da pequena cidade de Maras. Este passeio pode ser realizado juntamente com a visitação a Moray, pois as duas atrações ficam próximas.

Imagem de Satélite Caminho até as Salinas de Maras
Fonte: Googlemaps

O acesso até este atrativo é feito por uma estrada pavimentada, e ao se aproximar do local a via fica mais estreita e de terra passando à beira de um penhasco. Dali a vista é incrível e é possível ver todos os 5 mil bancos de sal explorados atualmente. O local tem estacionamento, banheiros e uma feirinha que vende vários artesanatos, lanches, água e etc., além do atrativo principal.

Entrada Salineiras de Maras

As Salinas de Maras estão a 3.380m de altitude e são alimentadas por uma nascente de água quente e salgada subterrânea. O fluxo de água é direcionado por um sistema de pequenos canais construídos em desnível, de modo que a água é encaminhada através da gravidade caindo nas lagoas de evaporação e seu controle se dá pelas pessoas que cuidam de cada lagoa.

Salinas de Maras

Estas salinas estão em uso desde os tempos incas, e são nelas que mais de 200 famílias atualmente extraem sal das 5 mil lagoas de evaporação existentes no local. É uma espécie de cooperativa onde qualquer cidadão da cidade de maras pode ter sua lagoa para produzir sal. Estas lagoas possuem em torno de 15 metros quadrados de área e no máximo 30 centímetros de profundidade.

A partir do momento em que a lagoa está com seu nível de água ideal, o canal de abastecimento é obstruído. Após alguns dias de sol ocorre a evaporação da água e o sal cristalizado se acumula no fundo da lagoa, de onde é raspado e recolhido. A cor do sal varia de branco a um tom avermelhado claro dependendo da habilidade de quem está fazendo a raspagem.  

Extração do sal

Durante o passeio por um pequeno trilho entre as lagoas é possível ver vários estágios da produção de sal. O passeio é muito interessante, a paisagem é incrível com todas aquelas lagoas encravadas na encosta a beira do precipício, descobrimos ao final do passeio que somente três lugares no mundo têm esse processo de extração de sal da montanha, Peru, Himalaia e Bolívia.

Caminho entre as logas de evaporação

Salinas de Maras
Tempo estimado de passeio: 1 hora
Estacionamento free
Valor ingresso: 10 soles (setembro 2018)

 



IMPORTANTE: 

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento.  Sempre confirme datas, preços e informações.



 Salve este post no seu Pinterest para lembrar do nosso blog sempre que for planejar sua viagem.


 

Gostou do nosso conteúdo? Deixe um comentário aqui no site!

Michelle Damo
Michelle Damo
Arquiteta, apaixonada por paisagens e novos desafios. Garupa profissional, sempre pronta para pegar a estrada em busca de novas experiências, culturas, sabores e aventuras. Viajar de moto é fazer parte da paisagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se

Fique por dentro de todas as novidades do Viajeiros! Digite seu e-mail e receba nossos posts em primeira mão.

Name
Email *