parallax background

Roteiro de 1 dia em Ouro Preto

8 de abril de 2020
CAPITÓLIO: um destino encantador
19 de fevereiro de 2020
Igreja São Miguel Arcanjo
O que fazer em São Miguel das Missões
17 de abril de 2020


A cidade histórica de Ouro Preto

Ouro Preto foi palco da grande corrida do ouro no século XVIII, e teve no seu poeta Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, o ponta pé inicial para a busca da liberdade definitiva e implantação do sistema de governo republicano no país.

Roteiro de 1 dia em Ouro Preto

Casarões coloniais

 

Com tantos fatos históricos fica bem difícil montar um roteiro de 1 dia em Ouro Preto portanto, separamos para vocês os principais atrativos desta cidade histórica.  

 

 


QUANTOS DIAS

Com tantos atrativos é possível passar vários dias subindo e descendo ladeira pela cidade. São diversos pontos turísticos a serem visitados, e algumas cidades nas proximidades possibilitam passeios bate e volta, além de inúmeros mirantes que valem a parada para um registro fotográfico. Confesso que chegamos na cidade sem muitas expectativas e o resultado disso foi destinarmos em nosso roteiro de 1 dia em Ouro Preto, mas depois de passar o dia todo circulando pela cidade percebemos que poderíamos ter ficado pelo menos mais um dia na cidade.

Roteiro de 1 dia em Ouro Preto

Praça Tiradentes

 

Se você está programando uma viagem curta de apenas um dia, o ideal certamente é focar nos principais atrativos de Ouro Preto para não se perder entre tantos museus, minas e igrejas. Abaixo descrevemos o nosso roteiro de 1 dia em Ouro Preto, esperamos que possa ajudar na sua programação pela cidade.

 



ONDE SE HOSPEDAR

Buscar por uma hospedagem nem sempre é uma tarefa simples, ainda mais quando as atrações do local estão espalhadas pela cidade. Recomendamos que você procure se hospedar próximo ao centro histórico, ali se concentram diversos hotéis que estão localizados em antigos casarões revitalizados, tornando suas estadia ainda mais atraente. Além disso, os principais restaurantes e bares também estão nesta região, permitindo que você possa ir caminhando pela bucólica cidade a noite.

 

Pousada Clássica

Ficamos hospedados na Pousada Clássica, localizada em um charmoso casarão colonial do século XVIII, onde buscou-se preservar ao máximo a essência original do sobrado. A pousada está localizada a menos de 100 metros da Praça Tiradentes,uma ótima localização. 

Roteiro de 1 dia em Ouro Preto

Pousada Clássica

A escolha de uma hospedagem bem localizada é muito importante, em outras palavras ela pode influenciar diretamente no seu roteiro de 1 dia em Ouro Preto.

# Pousada Clássica (consulte no Booking)
Rua Conde de Bobadela, 96

Centro Histórico
Ouro preto – MG
Telefone: (31) 3551-3663

 

Mais opções de hospedagens em Ouro Preto, bem avaliadas:

# Hotel Recanto da Serra (site): bem recomendado, mas distante do centro de histórico.

# Grande Hotel de Ouro Preto (site): bem recomendado e bem localizada.

# Pousada Solar da Ópera (site): bem recomendado e com excelente localização.

 


QUANDO IR

A cidade de Ouro preto está voltada para o turismo durante o ano inteiro, e são nos finais de semana que a cidade se enche de turistas vindos das cidades vizinhas. Se você tem disponibilidade de data, procure fugir dos feriados prolongados e férias escolares, que sempre atraem muitos turistas. Portanto, se você prefere visitar a cidade com mais calma é interessante você fugir dos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e julho.

Roteiro de 1 dia em Ouro Preto

Em relação ao clima, Ouro Preto tem duas estações bem definidas: o período de chuvas entre os meses de outubro e março, onde o clima é quente e úmido e a estação seca que fica entre os meses de abril e setembro, onde os dias começam com um névoa e baixas temperaturas, mas logo o céu azul aparece e a temperatura fica amena ideal para caminhar pelas ladeiras da cidade.

 


ONDE COMER

Dentre tantos restaurantes interessantes em Ouro preto, um deles nos chamou a atenção: o Passo Pizza Jazz. Muito bem pontuado pelo site TripAdvisior e próximo do hotel onde estávamos hospedados. O restaurante está localizado ao lado da Casa dos Contos (casa da moeda), em um casarão do século XVIII bem no centro de Ouro Preto.

# Passo Pizza Jazz (site)
Endereço: R. São José, 56
Fone 31. 3552-5089
Aberto diariamente de 12h à 0h

 


O QUE CONHECER EM 1 DIA

Caso você tenha destinado no seu roteiro 1 dia em Ouro Preto, o melhor a fazer é definir quais lugares tem interesse em conhecer para não perder tempo. Além disso, se você estiver de carro, ficará mais fácil se deslocar pela cidade, agora, se você está a pé e disposto a subir e descer ladeiras vá em frente, mas já adianto que talvez não conseguirá conhecer todos os locais que deseja, em apenas um dia. 

Roteiro de 1 dia em Ouro Preto

Vista da cidade

Optamos por deixar a moto na garagem do hotel, e pegar um city tour de uma agência de turismo. Foi a melhor coisa que fizemos. Além do conforto de entrar na van sem se preocupar com o caminho, capacete, moto e o calor conseguimos conhecer os principais atrativos da cidade. Por outro lado o guia que nos acompanhava fazia a contextualização dos fatos históricos com os lugares onde passávamos deixando nosso passeio muito interessante. Abaixo descrevemos brevemente os locais que visitamos durante esse dias especial em Ouro Preto.

Agência de Turismo Vila Rica
Endereço: Praça Tiradentes
City Tour: R$60,00 por pessoa

 


Roteiro de 1 dia em Ouro Preto

 

# Praça Tiradentes

Foi na Praça Tiradentes que  a cabeça do mártir da independência Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes foi exposta em 1972. Atualmente, no local se encontra um monumento ao Tiradentes.

Roteiro de 1 dia em Ouro Preto

Praça Tiradentes

 

A partir da praça é possível observar as imponentes edificações do Museus da Inconfidência  (antiga Casa da Câmara e Cadeia) e do Museus da Ciência e Técnica (antigo Palácio dos Governadores), além de um conjunto de casarões coloniais que circundam a praça onde se encontra um Monumento ao Tiradentes.   

 

# Mirante

Devido a topografia acidentada de Ouro Preto, a cidade tem vários pontos de contemplação onde é possível avistar diversas igrejas em meio aos casarões coloniais além das ruas calcetadas íngremes e sinuosas. 

Roteiro de 1 dia em Ouro Preto

Mirante

 

Apesar do intenso fluxo de turistas que vem focado na arquitetura e na importância histórica da cidade, o município possui no seu entorno diversas cachoeiras, trilhas seculares e uma grande área de mata nativa protegida pelos Parques Estaduais. 

 

 

# Capela da Nossa Senhora do Rosário

Conhecida como Igreja do Rosário ela foi construída em 1715, a partir da necessidade que a Irmandade de Nossa Senhora dos Homens Pretos tinham de um local para reunir os negros da capitania.

Roteiro de 1 dia em Ouro Preto

Capela Nossa Senhora do Rosário

 

# Mina de Ouro do Jejê

A mina do Jejê é sem dúvida um dos principais atrativos que você precisa conhecer em Ouro Preto. Pode-se dizer que é um dos únicos lugares do mundo, onde é possível visitar uma mina aberta por escravos durante o século XVIII. Nesta mina eram extraídos cerca de 26 quilos de ouro por dia. O trecho de visitação não é muito extenso, são 160 metros de caminhada onde é possível ter uma ideia de que forma e em que condições os escravos trabalham naquela época. No entanto nem é preciso ficar muito tempo la dentro para perceber que o local é totalmente insalubre.

 

Os escravos que eram trazidos para o Brasil, vinham de uma região específica da África, chamada de “Costa do ouro”, onde ainda livres já praticavam a extração de ouro e por seu conhecimento eram certamente uma mão de obra muito cobiçada e valiosa.

Roteiro de 1 dia em Ouro Preto

Guia fazendo explanação dentro da mina

Os escravos africanos possuíam um excelente conhecimento em engenharia e muita sabedoria, e ao longo do passeio é possível entender tamanha complexidade e precisão que eram necessários para executar tal trabalho. O passeio tem duração de 30 minutos, onde o grupo é acompanhado por um guia com amplo conhecimento da história e da geologia da mina. 

 

Resumindo, é um passeio incrível totalmente diferente dos demais passeios realizados nas minas da cidade além de ser uma aula de história. Ou seja, o guia discorre desde a época da criação da Vila Rica, a história do ouro até o encerramento do ciclo do ouro. 

Mina de Ouro do Jejê
Rua Chico Rei, 371 – Alto da Cruz
(31)98591-8375 (WhatsApp)
Valor: R$ 30,00 por pessoa

 

# Igreja Nossa Senhora do Pilar

Localizada na Praça Monsenhor Castilho Barbosa, esta edificação é uma das igrejas mais conhecidas entre as que foram erguidas durante o ciclo do ouro. Seu estilo arquitetônico segue o modelo Barroco tradicional de Minas Gerais, seu interior é ricamente ornamentado com trabalho de carpintaria pintado e folheado a ouro além de uma vasta exposição de artefatos religiosos. É um monumento tombado pelo Instituto do patrimônio Histórico e Artístico Nacional e certamente vale a visita.

Basílica Matriz de Nossa Senhora do Pilar
Endereço: Praça Monsenhor Castilho Barbosa, 17 – Pilar
Telefone: (31) 3551-4735

 

# Igreja de São Francisco de Assis

Esta é considerada uma obra-prima da arte colonial brasileira e consequentemente uma das igrejas mais conhecidas do Brasil construída durante o ciclo do ouro. O projeto básico da fachada e da decoração em relevos é do mestre Aleijadinho, que buscava integrar a escultura ao projeto arquitetônico. 

O que mais nos impressionou nesta igreja além obviamente da arquitetura das fachadas foi o teto da nave central, cuja a composição é do Mestre Ataíde. Onde é possível observar no teto a pintura da glorificação da Nossa Senhora da Porciúncula cercada por anjos músicos, uma verdadeira obra de arte.

 

IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS
Endereço: Largo de Coimbra,
Horário: de Terça à Domingo das 08:30-12:00 e 13:30-17:00
Telefone:  (31) 3551-3282

 

# Museu da Inconfidência Mineira

Se tem um lugar que não pode faltar no seu roteiro de 1 dia em Ouro Preto, é esse museu histórico e artístico que está localizado onde era a antiga Casa da Câmara e Cadeia de Vila Rica. A museu é dedicado a preservação da memória da Inconfidência Mineira além disso, possui um acervo riquíssimo do período do ciclo do ouro. 

Roteiro de 1 dia em Ouro Preto

Museu da Inconfidência Mineira

 

Externamente a edificação é imponente com sua fachada simétrica de dois pisos  e elementos destacados que agregam uma grande elegância ao prédio. Da mesma forma, pode-se dizer que o acervo do museu é riquíssimo, com uma grande quantidade de peças históricas e artísticas além de um espaço especial que abriga os restos mortais de treze dos vinte e quatro inconfidentes sentenciados pela coroa portuguesa.

Museu da Inconfidência Mineira
Endereço: Praça Tiradentes, 139 – Centro Histórico
Fundação: 11 de agosto de 1944
Horário: de Terça à Quinta das 10:00 – 18:00, Sexta das 10:00 – 19:00, Sábado 10:00 – 17:00 e Domingo 09:00 – 13:00

 

# Museu Casa dos Contos

A Casa dos Contos é outro exemplar do barroco mineiro que vale a visita. Ela foi considerada na época de sua construção a casa mais cara da Capitania de Minas Gerais. Construída entre 1782 e  1784 pelo negociante e contratador de imposto português João Rodrigues de Macedo, a casa desde seus primórdios teve ligação com o sistema financeiro, sendo conhecida na época como a “Casa dos Contratos”. 

 

O museu atualmente reúne mais de dois milhões de documentos originais da época do Ciclo do Ouro, além de possuir uma mostra de como era feito o processo de cunhagem e fundição de ouro naquela época. Além disso  é possível ver também a história das moedas no Brasil Colônia e Império além da evolução do processo de fabricação e cunhagem. 

Museu Casa dos Contos
Endereço: R. São José, 12, Ouro Preto – MG, 35400-000, Brasil
Horário: Terça à Sábado 10:00 – 17:00 e Domingo 10:00 – 15:00/j
Telefone: +55 31 3551-1444

 

# Mina da Passagem

Localizada em Mariana a mina da passagem é uma das maiores minas de ouro aberta para a visitação pública do mundo. Ela fica a menos de 10 minutos de Ouro Preto, e o passeio é uma verdadeira volta ao passado quando o comércio daquela época era voltado para a busca de metais e pedras preciosas, e foram extraídas cerca de 35 toneladas de ouro deste local.

Com cerca de 30 quilômetros de túneis com lagos subterrâneos de águas cristalinas, atualmente o local vive do turismo que inclui visitas a pé e mergulhos dentro dos túneis e cavernas. 

 

A descida para as galerias subterrâneas acontecem através de um trolley (uma espécie de pequeno vagão aberto) em um percurso de 315 metros de extensão, chegando a 120 metros de profundidade. As galerias, salões e colunas impressionam qualquer um que adentra nesta mina, e é impossível não imaginar o sacrifício daqueles que escavaram  este espaço em busca de riqueza. 

Carro

O passeio tem duração de aproximadamente 1 hora, onde um guia vai explicando como era o funcionamento da mina e sobre o ciclo do ouro.

Mina da Passagem
Endereço: R. Eugenio E. Rapallo, 192, Mariana – MG, 35420-000, Brasil
Horário: Seg à Ter 9:00 às 17:00, Qua à Dom 9:00 às 17:30
Telefone: +55 31 3557-5000
Site: mariana.minasdapassagem.com.br

 


 Nosso roteiro de 1 dia em Ouro Preto foi incrível,  a cidade é muito bonita e caminhar pelas ruas em meio aos casarões é uma experiencia fascinante. Portanto, caso você não conheça ainda esta cidade histórica coloque este destino na sua lista de desejos!



IMPORTANTE: 

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento.  Sempre confirme datas, preços e informações.



 

 Salve este post no seu Pinterest, para lembrar do nosso blog sempre que for planejar sua viagem.

 

 


 

Gostou do nosso conteúdo? Deixe um comentário aqui no site!

Michelle Damo
Michelle Damo
Arquiteta, apaixonada por paisagens e novos desafios. Garupa profissional, sempre pronta para pegar a estrada em busca de novas experiências, culturas, sabores e aventuras. Viajar de moto é fazer parte da paisagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se

Fique por dentro de todas as novidades do Viajeiros! Digite seu e-mail e receba nossos posts em primeira mão.

Name
Email *