parallax background

2 ° Trecho Viagem de Moto: BH – Vitória da Conquista – Atracadouro Bom Jardim – Morro de São Paulo

13 de maio de 2020
3° Trecho Viagem de Moto: Atracadouro Bom Jardim – Lençóis – Ouro Preto
11 de maio de 2020
1º TRECHO VIAGEM
1º Trecho Viagem de Moto: Chapecó – Curitiba – São Paulo – Belo Horizonte
15 de maio de 2020

Em nosso roteiro de viagem de moto de Santa Catarina à Bahia e Minas Gerais buscamos sempre colocar destinos que sejam possíveis chegar de moto. Neste 2 ° trecho da viagem fizemos apenas uma parada em Vitória da Conquista para pernoitar e seguir rumo à um dos principais atrativos do nosso roteiro de viagem de moto que seria Morro de São paulo. 

Mapa do 2 ° trecho da viagem - Belo Horizonte à Valência

Mapa do 2 ° trecho da viagem – Belo Horizonte à Valência


# 5° Dia – Belo Horizonte à Vitória da Conquista

Saindo de Belo Horizonte, tínhamos muita estrada pela frente. Não tínhamos destino do dia definido, pois o objetivo era chegar o mais próximo do Atracadouro Bom Jardim, que dá acesso às lanchas rápidas para o Morro de São Paulo. Sabíamos que não chegaríamos ao destino em um dia, pois seriam aproximadamente 1200 km. 

Saindo de Belo Horizonte

Saindo de Belo Horizonte

Saímos cedo para a viagem render. E também para não pegar muito movimento no perímetro urbano de BH. Era um domingo, então estava com trânsito tranquilo.

Acreditávamos que por ser um domingo, feriado de Páscoa, e saindo cedo,  as estradas estariam quase vazias. Mas foi muito pelo contrário. O trecho entre a capital e Ipatinga, pela BR 381, estava bem movimentado. Isso as 7h da manhã de um domingo de Páscoa. Além disso o asfalta estava bem ruim e haviam muitas obras e desvios no caminho. Então é preciso ficar atento. Foi um trecho cansativo.

Rodovia em obras

Rodovia em obras

Para nossa sorte, após Ipatinga o movimento diminuiu, o asfalto estava melhor, e a estrada rendeu muito mais. Seguimos pela BR 381 até Governador Valadares, e depois pela BR 116 passando por Teófilo Otoni, até chegar à Bahia. É sempre legal cruzar a fronteira de um estado que você ainda não tinha rodado.

As paisagens pelo caminho

As paisagens pelo caminho

Vitória da Conquista

Já na Bahia, seguindo pela BR 116 nos aproximávamos de Vitória da Conquista, que era uma cidade que tínhamos em mente como destino da parada do dia. Seria um bom trecho percorrido, cerca de 900 km, sendo uma cidade com boa estrutura de hotéis e restaurantes. Em nosso roteiro de viagem de moto sempre buscamos tentar andar o máximo que conseguimos em um dia, para que no outro dia cheguemos o mais cedo possível no destino desejado para curtirmos ainda mais o lugar.

2 ° trecho viagem de moto

Chegando em Vitória da Conquista

Pesquisamos no celular e localizamos o hotel Ibis Styles Vitória da Conquista. Foi o destino do dia. Como já foi possível perceber, gostamos de ficar no Ibis, pois o custo não é muito alto, e é garantia de ter uma boa cama, chuveiro, e roupas de cama limpas. 


# 6° Dia – Vitória da Conquista – Atracadouro Bom Jardim (Morro de São Paulo)

No dia seguinte teríamos apenas 380 km até o atracadouro Bom Jardim. Aqui cabe um parênteses: Pesquisamos qual seria a melhor forma de chegar até o Morro de São Paulo, estando de moto. Como se trata de uma ilha, o único jeito seria deixar a moto estacionada em algum lugar e pegar uma lancha. As opções seriam sair de Valença ou do Atracadouro Bom Jardim. E foi essa nossa opção, por ser mais perto da ilha, e com melhor estrutura de estacionamento.

2 ° trecho viagem de moto

Estrada em bom estado

Se você quer mais informações sobre o Atracadouro Bom Jardim, com dicas, preços e etc, clique no link:

Como chegar à Morro de São Paulo – BA 

Como tínhamos o objetivo de chegar ainda pro almoço no Morro de São Paulo, saímos cedo de Vitória da Conquista e seguimos pela BR 116 até a cidade de Jaguaquara. Nesta cidade pegamos a BR 420 e fomos em direção ao litoral até chegarmos na Rodovia Gov. Mário Covas, a BR 101. Este trecho da BR-420 é bem sinuoso, com pista estreita e sem acostamento. O asfalto estava razoavelmente bom, mas haviam alguns buracos isolados. 

2 ° trecho viagem de moto

Estrada sinuosa

Logo após entrarmos na BR 101, já pegamos a BA-542 com direção à cidade de Valença. A passagem pela cidade de Valença exige um pouco de paciência, pois tem trânsito, pistas de sentido único, sem muito espaço pra moto passar.  E dezenas de lombadas. Aliás em toda a Bahia. Nunca andei numa região com tanta lombada. É de encher o s…

2 ° trecho viagem de moto

Município de Valença

Seguindo pela BA-001, BA 887 e BA 885, chegamos ao atracadouro. O trecho foi todo asfaltado mas com bastante buracos no caminho. Alguns com tamanho para causar danos.

 

Atracadouro Bom Jardim

O atracadouro Bom Jardim é um local de onde saem as lanchas e barcos para o morro de São Paulo e onde há vários estabelecimentos de estacionamento. A maioria deles com cobertura. Fui falar com um rapaz que cuida de um dos estacionamentos, que disse que eu poderia deixar a moto na varanda da casa dele, junto com outras motos que haviam chegado no dia anterior. O que me deixou mais tranquilo.

Estávamos conseguindo seguir nosso roteiro de viagem de moto conforme o programado. Deixamos a moto, colocamos capacetes, luvas e jaquetas nos baús da moto, e fomos com calças e botas para o atracadouro em si, de onde compramos ingressos.

O custo do estacionamento foi de R$15,00/dia. E o custo da Lancha Rápida foi de R$18,00/pessoa. A travessia demorou cerca de 15 minutos.

viagem de moto roteiro

Lancha rápida rumo à Morro de São Paulo

Era a primeira parada mais longa da viagem. Deixamos a moto descansando por 3 dias e ficamos curtindo o litoral baiano.

Morro de São Paulo

Se você quiser saber mais informações sobre o Morro de São Paulo, clica nos links abaixo:

Morro de São Paulo: o paraíso na Bahia

Morro de São Paulo: passeio bate e volta na ilha

 


Veja o vídeo que produzimos desta Viagem de moto de Santa Catarina à Bahia e Minas Gerais.


Abaixo link de todos os trechos detalhados da viagem, que serão postados nos próximos dias:

1 °TRECHO: Chapecó – Curitiba – São Paulo – Belo Horizonte

2 ° TRECHO:  – Belo Horizonte – Vitória da Conquista – Atracadouro Bom Jardim (Morro de São Paulo) 

3 ° TRECHO: Atracadouro Bom Jardim – Lençóis – Ibicoara – Ouro Preto

4° TRECHO: Ouro Preto – Capitólio – Ponta Grossa – Chapecó



IMPORTANTE: 

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento.  Sempre confirme datas, preços e informações.



 Salve este post no seu Pinterest para lembrar do nosso blog sempre que for planejar sua viagem.

viagem de moto


Gostou do nosso conteúdo? Deixe um comentário aqui no site!

Thiago Damo
Thiago Damo
Arquiteto por profissão, viajeiro por paixão, motociclista por essência. A possibilidade de compartilhar momentos e caminhos me motivam a seguir na estrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se

Fique por dentro de todas as novidades do Viajeiros! Digite seu e-mail e receba nossos posts em primeira mão.

Name
Email *