parallax background

3° Trecho Viagem de Moto: Atracadouro Bom Jardim – Lençóis – Ouro Preto

11 de maio de 2020
viagem de moto
4º Trecho Viagem de Moto: Ouro Preto – São João da Barra – Ponta Grossa – Chapecó
8 de maio de 2020
2º TRECHO VIAGEM
2 ° Trecho Viagem de Moto: BH – Vitória da Conquista – Atracadouro Bom Jardim – Morro de São Paulo
13 de maio de 2020

Após dois dias de descanso da estrada seguimos conforme o programado em nosso roteiro de viagem de moto de Santa Catarina à Bahia e Minas Gerais. Agora nosso objetivo era conhecer a linda e bela Chapada Diamantina e posteriormente seguir para Ouro Preto.

roteiro viagem de moto

Mapa do 3° trecho de viagem – Atracadouro Bom Jardim


# 9° Dia – Atracadouro Bom Jardim à Lençóis

Depois de descansar o corpo e a mente nas areias de Morro de São Paulo, voltamos ao atracadouro Bom Jardim, nos primeiros barcos da manhã.

3º TRECHO VIAGEM

Pier de Morro de São Paulo

Seguindo nosso planejamento e roteiro de viagem de moto tínhamos apenas 374 km pela frente, no entanto queríamos fugir do calor baiano, e por isso saímos cedo e pegamos a estrada com destino a Chapada Diamantina e a cidade de Lençóis, que é a cidade com maior estrutura turística da Chapada e fica próxima de algumas atrações famosas, com o Morro do Pai Inácio.

roteiro viagem de moto

Rumo à Chapada Diamantina

Como é possível observar no mapa, voltamos pelo mesmo caminho da ida, até a BR 101, e posteriormente pegamos a BA -046, até o entroncamento com a BR-242. O caminho estava todo asfaltado, sendo que a pavimentação era nova em parte do trecho. Na Bahia é preciso cuidar com os radares. Nós tomamos três multas nesta viagem, todas na Bahia. 

roteiro viagem de moto

Rodovia cortando diversas cidades pequenas

A estrada intercalava trechos mais travados, com outros mais fluidos, e chegamos em Lençóis no início da tarde. Havia a pretensão de subir no morro do pai Inácio de moto, neste dia. Mas acabamos não indo pois o tempo estava meio fechado, com cara de chuva.


# 10° e 11° Dia – Lençóis

No dia seguinte fizemos alguns passeios com agência, e fomos até o morro do Pai Inácio. É uma subida relativamente difícil, pois é íngreme e com trechos de pedras soltas. Mas nada que não dê pra fazer, especialmente se estiver sem garupa. No entanto ao chegar no estacionamento, você terá que fazer uma trilha a pé, pois os cenários famosos da Chapada estão mais acima. Então se prepare para fazer uma boa caminhada de cerca de 40 min para chegar ao topo do morro. Mas vale muito a pena.

Em lençóis, ficamos hospedados no Hotel de Lençóis, o mais tradicional e um dos melhores da cidade. Ficamos três noites na cidade e deixamos a moto no hotel, fazendo os passeios com as agências turísticas. Há quem faça os passeios com a própria moto, mas é preciso saber que os deslocamentos são grandes para algumas atrações, com estradas de terra bem mal conservadas, e com pouquíssima, quase nenhuma, sinalização. Então requer um planejamento a parte.

roteiro viagem de moto

Condições das estradas dos atrativos na Chapada Diamantina

Nós particularmente preferimos fazer os passeios com o carro ou van da agencia, pois podemos ir com roupas leves, não precisamos nos preocupar com o caminho, e podemos até tomar uma cervejinha nas paradas. 

Se você quiser dicas e informações sobre Lençóis e a Chapada Diamantina, clique no link abaixo:

Roteiro de até 4 dias na Chapada Diamantina


# 12° Dia – Ibicoara

Após conhecer as atrações da Chapada Diamantina próximas à Lençóis, seguimos o nosso roteiro de viagem de moto para a cidade: Ibicoara.

roteiro viagem de moto

Seguindo para Ibicoara

Ibicoara é a cidade mais próxima à Cachoeira do Buracão, que é uma das principais atrações da chapada Diamantina, e que nós elegemos a nossa preferida.

A cidade tem menos estrutura, comparando com Lençóis, mas ainda assim possui boas opções de pousadas. Nós ficamos na pousada Flor de Lótus, que fica na estrada de terra entre a cidade e a Cachoeira do Buracão. Muito boa a pousada e o atendimento da proprietária. Recomendamos.

roteiro viagem de moto

Pousada Flor de Lótus

Para conhecer a Cachoeira do Buracão, é obrigatória a contratação de um guia local. E geralmente eles vão no teu carro, ou te encontram apenas no estacionamento no final do caminho. Mas como tínhamos a informação que a estrada estava em mal estado, preferimos contratar um guia com carro para deixarmos a moto na Pousada. 

roteiro viagem de moto

Estrada para a Cachoeira do Buracão – Ibicoara

Ao percorrer o caminho percebemos que acertamos na decisão, pois o caminho de cerca de 23 km tinha trechos bem difícil para se fazer de moto. Em especial moto grande, pesada, e com garupa. Para se ter uma ideia, demoramos quase uma hora para percorrer o caminho, com carro. Mas para quem viaja sozinho e tem certa habilidade no off-road, este trecho é possível de se fazer.  Mas é importante saber que após deixar a moto no estacionamento, ainda há uma caminhada de cerca de 3 km. 

Para saber mais sobre a Cachoeira do Buracão, clique no link abaixo: Cachoeira do Buracão: um atrativo imperdível na Chapada Diamantina


# 13° Dia – Ibicoara à Nova Era

No dia seguinte saímos de Ibicoara/BA e retornamos sentido Minas Gerais. Neste dia o trecho entre Ibicoara/BA e Anagé/BA, pela BA-142, foi sem dúvida a pior rodovia da viagem. Estava destruída, com buracos que emendavam em outros buracos.

roteiro viagem de moto

Dia de estrada

Depois de Anagé, seguimos até Vitória da Conquista, pela BA-262, que estava em melhor estado. Após Vitória da Conquista, voltaríamos pelo mesmo caminho da Ida. O que não chega a ser o ideal, mas tem a vantagem de já sabermos que a estrada estava em bom estado e era possível fazer uma boa média.

roteiro viagem de moto

Divisa entre os estados da Bahia e Minas Gerais

Nosso planejamento era ir em direção á Ouro Preto, sabendo que teríamos que pernoitar no caminho, mas acabamos mudando um pouco a programação. A ideia inicial era, após conhecer Ouro Preto, no caminho à Capitólio, parar em Belo Horizonte para fazer a Revisão de 50 mil km na moto. Mas como a viagem do dia rendeu, resolvemos adiantar a revisão, e fazer antes de irmos à Ouro Preto.

roteiro viagem de moto

Belas paisagens pela estrada

Neste dia, mesmo com a estrada horrível logo no início da viagem, fizemos 914 km até a cidade de Nova Era/MG, próxima a BH. Tínhamos revisão da moto marcada para o dia seguinte, às 9 h da manhã, então tínhamos que chegar o mais próximo possível. Por isso rodamos o dia todo e chegamos no início da noite em Nova Era. Ficamos hospedados no Garden Hotel, que possuía estrutura simples, mas confortável. 

roteiro viagem de moto

roteiro viagem de moto


# 14° Dia – Nova Era à Belo Horizonte à Ouro Preto

No outro dia saímos cedo e fomos até Belo Horizonte/MG, deixamos a moto fazendo revisão na concessionária BMW Euroville e fomos conhecer alguns pontos turísticos que não havíamos conhecido antes, como o Mercado Central, Mirante do Mangabeiras e etc.

roteiro viagem de moto

Mirante dos Mangabeiras

Retiramos a moto por volta das 15 h e pegamos a estrada com destino à Ouro Preto/MG, pela rodovia BR-356. É uma serra com bom asfalto, parcialmente duplicada. E como não tinha muito movimento, pois bem gostosa de percorrer.

roteiro viagem de moto

Chegando em Ouro Preto


# 15° Dia – Ouro Preto

Chegando em Ouro Preto, fica a dica: estude bem o caminho a percorrer até o hotel, pois existem ladeiras em subida ou descida que são tão íngremes que é perigoso levar um chão. Ainda mais que o pavimento é tipo calçamento em pedra.  Nós pegamos uma rua extremamente íngreme na descida. Assustador. Ainda bem que estava com tempo seco.

roteiro viagem de moto

As ladeiras de Ouro Preto

Ficamos hospedados no Hotel Pousada Clássica, que fica muito bem localizada e é bem confortável.

Se você quer mais informações sobre Ouro Preto, seus passeios, restaurantes e etc, clique no link:

Roteiro de 1 dia em Ouro Preto

Destinamos apenas um dia em nosso roteiro de viagem de moto para conhecer Ouro Preto. Foi um dia muito bacana onde pudemos conhecer os principais atrativos da cidade, se você tiver disponibilidade de mais dias com certeza não faltará atrativos para conhecer. 

 


Veja o vídeo que produzimos desta Viagem de moto de Santa Catarina à Bahia e Minas Gerias. 


Abaixo link de todos os trechos detalhados do roteiro de viagem de moto, que serão postados nos próximos dias:

1° Trecho: Chapecó – Curitiba – São Paulo – Belo Horizonte

2° Trecho: Belo Horizonte – Vitória da Conquista – Atracadouro Bom Jardim (Morro de São Paulo) 

3° Trecho: Atracadouro Bom Jardim – Lençóis – Ibicoara – Ouro Preto

4° Trecho: Ouro Preto – Capitólio – Ponta Grossa – Chapecó



IMPORTANTE: 

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento.  Sempre confirme datas, preços e informações.



 Salve este post no seu Pinterest para lembrar do nosso blog sempre que for planejar sua viagem.

VIAGEM DE MOTO


Gostou do nosso conteúdo? Deixe um comentário aqui no site!

Thiago Damo
Thiago Damo
Arquiteto por profissão, viajeiro por paixão, motociclista por essência. A possibilidade de compartilhar momentos e caminhos me motivam a seguir na estrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se

Fique por dentro de todas as novidades do Viajeiros! Digite seu e-mail e receba nossos posts em primeira mão.

Name
Email *