fundo parallax

PARACAS: onde o deserto encontra o mar

13 de março de 2019
TACNA em um dia
6 de março de 2019
AREQUIPA: a cidade branca
20 de março de 2019


QUANTOS DIAS FICAR EM PARACASQUANDO IRONDE FICAR | ONDE COMER | QUANDO IR | PASSEIO ISLAS BALLESTAS


Paracas é um pequeno balneário na costa do oceano Pacífico no Peru que vive basicamente do turismo nas Islas Ballestas, um arquipélago com mais de 22 ilhas que é a casa de milhares de aves e animais aquáticos e também do turismo na Reserva Nacional de Paracas. A reserva possui 325 mil hectares, sendo 200 mil dentro do Oceano Pacífico.

 


QUANTOS DIAS FICAR EM PARACAS | QUANDO IRONDE FICAR | ONDE COMER | QUANDO IR | PASSEIO ISLAS BALLESTAS


 QUANTOS DIAS FICAR EM PARACAS

Um dia inteiro é o suficiente para fazer os dois principais passeios na cidade. O passeio nas Islas Ballestas tem duração de 2 horas e sai em dois horários e o passeio pela Reserva Nacional de Paracas tem duração de até 4 horas. Desta forma, é possível organizar um passeio pela manhã e outro pela tarde, preenchendo o dia todo.

Se você tiver mais tempo disponível, também é possível fazer um passeio de um dia inteiro até o Oásis de Huacahina que fica 74 km de Paracas.  Esse pequeno oásis é cercado por dunas de areia e possui diversos restaurantes e passeios de bug pelas dunas. Infelizmente não foi desta vez que passamos pelo Oásis de Huacachina, mas esta na nossa lista da próxima viagem ao Peru.

Oásis de Hucachina
Fonte: https://www.adventuresportsnetwork.com/outdoor/nature/discover-perus-huacachina-oasis-before-its-gone/


QUANTOS DIAS FICAR EM PARACAS | QUANDO IR ONDE FICAR | ONDE COMER | QUANDO IR | PASSEIO ISLAS BALLESTAS


 QUANDO IR

A melhor época para visitar a cidade é no inverno onde as temperaturas são mais amenas. O clima da cidade é seco, quase não chove. Um dia inteiro na cidade você consegue fazer os dois principais passeios.


QUANTOS DIAS FICAR EM PARACAS | QUANDO IRONDE FICAR | ONDE COMER | QUANDO IR | PASSEIO ISLAS BALLESTAS


 ONDE FICAR

Nos hospedamos no Aquamarine Paracas Beach Hostal, ótimo custo benefício já que a cidade é cheia de Resorts e hotéis de alto padrão onde as diárias são muito altas.  Reservamos pelo Booking e quando chegamos tivemos a grata surpresa do quarto e banheiro serem limpinhos, o café da manhã era bom e o atendente muito atencioso. Não possui garagem e deixamos a moto na rua.

Aquamarine Paracas Beach Hostal
Valor diária: R$150,00 (setembro 2018)


QUANTOS DIAS FICAR EM PARACAS | QUANDO IRONDE FICAR | ONDE COMER | QUANDO IR | PASSEIO ISLAS BALLESTAS


ONDE COMER

O pessoal da agência de turismo nos indicou um restaurante bem próximo do hostal, chamado El Chorito Restaurante lugar limpinho, bom atendimento, pedimos uma Cusqueña Dorada e um Lomo Salteado para cada um e para fechar o dia um crepe de banana e nutela.

 


QUANTOS DIAS FICAR EM PARACAS | QUANDO IRONDE FICAR | ONDE COMER | QUANDO IR | PASSEIO ISLAS BALLESTAS


PASSEIO ISLAS BALLESTAS

 

Contratamos o passeio na Agência de Turismo Hory Tours localizada ao lado do hostal onde ficamos hospedados. Já tínhamos pesquisado que os ingressos podem ser comprados diretamente no deque “La Marina Turística de Paracas” onde é possível comprar na hora no guichê oficial, como chegamos muito tarde em Paracas no dia anterior, optamos por efetuar a compra pela agência. Fizemos somente o passeio de barco pelas Islas Ballestas pois tínhamos pouco tempo na cidade. 

Fila para Passeio de barco Islas Ballestas

 No horário marcado estávamos em frente da agência aguardando o restante do pessoal chegar. Seguimos da agência a pé até o píer de onde partem os barcos, foram 5 minutos de caminhada, já havia uma fila enorme formada, o guia nos encaminhou até o final da fila e nos entregou o ticket do passeio.

Na fila para o passeio

 Importante:  tem dois horários de saídas diárias dos barcos: as 8:00 e as 10:00 hs da manhã. Nos meses de janeiro a março é aberto também o horário de saída as 12:00 hs.

Dica: Já havia lido em algum lugar a dica para sentar nos assentos do lado esquerdo do barco, que é o lado que fica mais tempo voltado para os atrativos e facilita assim na hora de tirar fotografia. E é isso mesmo, fique do lado esquerdo do barco.

Lancha passeio Islas Ballestas

Ao entrar no barco que parece ser uma lancha, porém bem maior, ganhamos colete salva vidas e seu uso é obrigatório, escolhemos os assentos no lado esquerdo do barco e logo na sequência o barco partiu com um guia turístico que foi dando informações sobre o local com um microfone.

Dica: Mesmo no verão o vento é muito gelado, então vá agasalhado leve uma jaqueta corta-vento e algo para proteger a cabeça, assim dá para aproveitar o passeio sem precisar ficar se escondendo no barco.

Candelabro

 O primeiro ponto alto do passeio é em frente ao Candelabro, onde o barco desliga os motores e o guia faz uma explicação detalhada sobre o desenho na duna de areia. É impressionante, o geoglifo feito em baixo relevo possui 180 metros de comprimento e se calcula que deve ter 2.500 anos o seu significado ainda é um mistério.  Mesmo depois de todos esses anos a figura continua intacta e pode ser vista de até 20km mar a dentro.

Candelabro Reserva Nacional de Paracas

Os sulcos possuem uma profundidade que varia entre 1,20 m e 3,20m e só resistiram ao tempo e ao vento porque foram cobertos por uma camada de sal devido a maresia que cobre toda a região.  Em janeiro de 2017 foi declarado Patrimônio Cultural do Governo Peruano.

Islas Rochosas de Ballestas

Meia hora depois que partimos do píer chegamos as Islas Ballestas, um arquipélago formado por 22 ilhas rochosas que em determinadas épocas do ano abrigam milhares de pinguins e aves que fazem destes lugares suas casas. Ballestas significa “arco” em espanhol, e daí vem o nome do arquipélago devido a grande quantidade de arcos e cavernas rochosas no local.

Os barcos passam muito perto das ilhas, sendo possível ver os lobos marinhos, leões marinhos, pinguins além de dezenas de espécies de aves nativas e migratórias. É impressionante a quantidade de pássaros sobrevoando as ilhas, e exatamente pela presença de muitas aves, o cheiro é muito forte devido aos excrementos que as aves soltam nas pedras.

Dica: devido a grande quantidade de aves sobrevoando as ilhas, indicamos que você use um boné, chapéu ou capuz para proteger a cabeça.

Agência de Turismo Hory Tours
Valor:  51 soles por pessoa (setembro 2018)
Duração do passeio às Islas Ballestas: 2 horas.

O que levar no passeio:

* Jaqueta corta-vento
* Boné ou chapéu
* Protetor solar
* Óculos de sol
* Capa de chuva caso esteja chovendo
* Mochila

 


Vale a pena conhecer Paracas?

Fazer o passeio pelas Islas Ballestas foi muito legal, o ponto alto do passeio é a parada no candelabro que é realmente impressionante, e chegar até as Ilhas onde tem uma quantidade enorme de aves, leões marinhos e pinguins foi incrível. Infelizmente não fizemos o passeio pela reserva nacional devido a nossa programação de viagem estar um pouco apertada, mas com certeza voltaremos para fazer este passeio.

 



IMPORTANTE: 

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento.  Sempre confirme datas, preços e informações.



Salve este post no seu Pinterst para lembrar do nosso blog sempre que for planejar sua viagem.

Gostou do nosso conteúdo? Deixe um comentário aqui no site!

Michelle Damo
Michelle Damo
Arquiteta, apaixonada por paisagens e novos desafios. Garupa profissional, sempre pronta para pegar a estrada em busca de novas experiências, culturas, sabores e aventuras. Viajar de moto é fazer parte da paisagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *