fundo parallax

MORAY: o laboratório agrícola dos incas

3 de abril de 2019
10 LUGARES IMPERDÍVEIS PARA CONHECER EM LIMA
27 de março de 2019
SALINAS DE MARAS
9 de abril de 2019


A 50 km de Cusco está localizado o sítio arqueológico de Moray que está a 3.800m de altitude. Após sair da via principal e asfaltada é preciso percorrer uns 15 km de estrada de chão que está em boas condições até chegar ao estacionamento do atrativo. É possível fazer este passeio por conta se você estiver de carro ou moto como foi o nosso caso, mas também é possível contratar este passeio através de uma agência de turismo, todos os dias saem várias vans de Cusco em direção à Moray e Salinas de Mara.

 

Mapa entre as Salineras de Maras e Moray
Fonte: GoogleMaps

Esta é mais uma atração que está inclusa no Boleto Turístico, ele é vendido em Cusco e na entrada desta atração. Este boleto dá direito a entrada nas principais ruínas do Vale Sagrado e em algumas atrações em Cusco, o valor é de 70 soles e é válido por dois dias.

Boleto Turístico Parcial

Moray foi um grande laboratório agrícola experimental Inca, que possibilitou o estudo de vários microclimas, sua aclimatação, hibridização e adaptação de vegetais selvagens para o consumo humano. São várias as depressões circulares com terraços próximas umas das outras, a maior delas tem aproximadamente 30 metros de profundidade e cada círculo possui um microclima com variação de 1 grau Celsius de temperatura e sistema de irrigação.

Estacionamento em Moray

Estas depressões foram construídas de forma estratégica onde foi aproveitado o próprio relevo da região para escavar os terraços circulares construídos com pedra para a contenção e terra para o cultivo. Pode se observar que devido a profundidade e orientação em relação ao vento e ao sol se tem uma diferença de temperatura de até 15° C entre a parte inferior e superior, formando um ambiente ideal para o estudo e cultivo de espécies.

Campo de cultivo principal

Ao explorar Moray além do canteiro principal de cultivo que se observa logo na chegada, é possível chegar até outros dois campos de cultivo menores, onde um deles foi mantido na forma em que foi encontrado em ruínas e o outro que está sendo restaurado. 

Campo de cultivo menor

É possível descer até o último patamar do campo de cultivo principal, mas vale lembrar que a altitude de 3.800m pode tornar o caminho de volta cansativo, desta forma só desça se você estiver bem aclimatado. Este passeio não dura mais que 1 hora e vale a visita já que é um sítio arqueológico com uma formação totalmente diferente das demais, em que se percebe que os incas possuíam um avançado conhecimento para estudar técnicas de plantio.

Sítio Arqueológico de Moray
Estacionamento free
Tempo estimado de passeio: 1 hora
Valor ingresso: 70 soles

 



IMPORTANTE: 

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento.  Sempre confirme datas, preços e informações.



 Salve este post no seu Pinterest para lembrar do nosso blog sempre que for planejar sua viagem.


 

Gostou do nosso conteúdo? Deixe um comentário aqui no site!

Michelle Damo
Michelle Damo
Arquiteta, apaixonada por paisagens e novos desafios. Garupa profissional, sempre pronta para pegar a estrada em busca de novas experiências, culturas, sabores e aventuras. Viajar de moto é fazer parte da paisagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *