fundo parallax

Buraco das Araras – Bonito/MS

22 de maio de 2018
Mergulho com cilindro na Lagoa Misteriosa – Bonito/MS
22 de maio de 2018
Grutas de São Miguel – Bonito/MS
22 de maio de 2018

É um passeio de contemplação que dura em torno de 80 minutos, com uma caminhada leve ao redor de uma dolina (buraco, formação geológica). Os grupos formado são pequenos com no máximo 12 pessoas e acompanhados por um guia.

Mirante do Buraco das Araras

Ao longo do caminho paramos em dois mirantes, onde é possível observar no fundo do buraco uma lagoa esverdeada onde segundo o nosso guia tem alguns jacarés que habitam o espaço.

Nas paredes do buraco, mais precisamente entre as fendas do arenito é onde as araras geralmente ficam, e o contraste entre o vermelho das aves e do arenito tornam a contemplação ainda mais bonita.

Araras entre as fendas

Ao redor do buraco a vegetação nativa também é um ponto de encontro entre as araras. Em bandos podemos escutar a comunicação entre elas com vozes estridentes que chamam a atenção e quando a gente menos espera um bando de araras passa em revoada sobre nossas cabeças. É simplesmente lindo.

Revoada das Araras

O interessante neste passeio, além das araras é claro, foi o que o guia nos contou sobre aquela área. Onde o atual proprietário Sr. Modesto Sampaio em 1986 decidiu comprar uma área de terra para criar gado, e a batizou de Fazenda Alegria. O que ele não sabia é que nesta área de terra havia uma dolina, um enorme buraco com 100 metros de profundidade e 500 metros de circunferência, e seu nome já era Buraco das Araras.

Os moradores da região sabiam do buraco ou já haviam ouvido falar sobre ele. A muitos anos atras esse buraco já havia sido o lar de dezenas de casais de araras que buscavam alimento no local, mas com o passar do tempo o buraco virou um grande lixão e as araras foram embora.

O Sr. Modesto decidiu por recuperar aquela área e dali foram retirados desde peças de carros, muito lixo em geral e até mesmo ossadas humanas. Até uma brasilia (carro) foi encontrada no interior do buraco, porém como não foi possível retira-la, removeram todas as peças menores, motor, tudo que pudesse de alguma forma contaminar a água daquele local, restando só a carcaça.

Buraco das Araras – Fonte: Bonitotour

Em 1997 o primeiro casal de araras-vermelhas foram soltos perto do buraco. O intuito era que eles chamassem as outras araras de volta, o que demorou um pouco mas deu certo. Atualmente cerca de 15 casais de araras vivem no buraco, e outros 20 aparecem as vezes por la. Graças a essa iniciativa do sr. Modesto e família, atualmente o Buraco das Araras é um dos principais atrativos em Bonito.

É uma passeio muito legal, tranquilo, onde nos faz parar por um tempo para realmente contemplar a natureza.

Michelle Damo
Michelle Damo
Arquiteta, apaixonada por paisagens e novos desafios. Garupa profissional, sempre pronta para pegar a estrada em busca de novas experiências, culturas, sabores e aventuras. Viajar de moto é fazer parte da paisagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *