fundo parallax

BELO HORIZONTE: principais atrativos

24 de julho de 2019
INHOTIM: o maior museu a ceú aberto do mundo
17 de julho de 2019
Treze Tílias: um pedacinho da Áustria em Santa Catarina
31 de julho de 2019


A capital do Estado de Minas Gerais, sempre foi uma das cidades mineiras que tínhamos curiosidade em visitar. Destinamos em nossa programação um dia para conhecer Belo Horizonte, e outro dia para conhecer o Instituo Inhotim, clique no link.

Apelidada de “A Capital dos Botecos” devido à grande quantidade de bares, Belo Horizonte conta com importantes monumentos, parques e museus. A cidade é muito fácil de ser explorada, com um mapa em mãos, é possível conhecer os principais pontos turísticos em pouco tempo.

A cidade nos surpreendeu com suas ruas arborizadas, com uma topografia bem peculiar de Minas Gerais com muitas subidas e descidas e espaços públicos bem cuidados. E a maioria dos atrativos são gratuitos.

Abaixo colocamos um mapa de localização dos principais atrativos para se conhecer em Belo Horizonte.

Localização dos pontos turísticos em Belo Horizonte

Localização pontos turísticos Belo Horizonte

 

# VACINA DE FEBRE AMARELA

Em muitos lugares vimos a recomendação que, é necessário apresentar o comprovante de imunização contra a febre amarela, com data mínima de 10 dias anteriores à visita. Encontramos estas informações nos sites: do Instituto Inhotim, da Prefeitura de Belo Horizonte e em alguns blogs.

Em nenhum local nos pediram o comprovante de imunização, mas não custa nada nos imunizarmos contra a febre amarela. Sempre tínhamos em mão a o comprovante, caso alguém nos pedisse.

 


# Mercado Central de Belo Horizonte

Está aqui um lugar, que é ponto de parada obrigatório na sua visita por Belo Horizonte. Neste mercado estão reunidos todos os sabores e temperos mineiros, e vários restaurantes que servem a típica comida mineira. Além disso você vai encontrar muitos artesanatos, queijos, carnes, temperos e as melhores cachaças de minas.

Mercado Municipal

Caminhar pelos corredores do mercado central, degustando as provinhas disponíveis em cada banca, tornam o passeio ainda mais saboroso. Fica difícil resistir com tantos doces, queijos e cachaças. 

Para quem pretende experimentar um prato típico mineiro, vale a pena buscar por um dos vários restaurantes ou botecos que estão espalhados pelo Mercado Central. Nós escolhemos almoçar no Restaurante Casa Cheia, e pedimos o famoso mexidão e almondegas exóticas, foi uma experiência gastronômica incrível. Recomendamos chegar antes 12:30, porque depois deste horário a fila de espera é grande.

MERCADO CENTRAL
Av. Augusto de Lima, 744
Telefone: +55 31 3274-9434 
Site: mercadocentral.com.br 
Horário: Seg–Sáb: 7:00–18:00 Dom: 7:00–13:00

 


# Parque Municipal Américo Renné Giannetti

Este parque está localizado na área central de Belo Horizonte, e foi projetado no final do século XIX, pela comissão construtora encarregada de planejar a nova capital de Minas Gerais. Atualmente com 182 mil metros quadrados o parque abriga um teatro, um orquidário, um pequeno parque de diversões e o Palácio das Artes.

Parque

O parque foi projetado pelo arquiteto paisagista francês, Paul Vilon, com o objetivo de ser o maior e mais bonito parque urbano da América Latina. Atualmente conta com árvores centenárias e mais de 280 espécies de árvores exóticas e nativas, e mais de 330 espécies de plantas ornamentais.  Também se tornou refúgio para mais de 100 espécies de aves, e mais de 60 espécies de borboletas que ajudam a manter o equilíbrio do meio ambiente.

Parque

 Além de uma área muito bem arborizada, o parque possui diversas nascentes que alimentam três lagoas, deixando este espaço ainda mais agradável. Nas lagoas são encontrados diversos tipos de peixes além do cágado-de-barbicha. O parque é muito bonito, com lindas paisagens. Vale a pena dar uma caminhada e se perder pelas trilhas e lagoas. Nos finais de semana é possível ver a apropriação dos espaços, por parte da população. É muito bacana.

PARQUE MUNICIPAL AMERICO RENNÉ GIANNETTI
Endereço: Avenida Afonso Pena, 1377 – Centro 
Telefone: 31 3277-4161
Horário de Funcionamento: 3ª a dom. e feriados das 6h às 18h (com entrada permitida até às 17h45)


# Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem 

Localizada no Bairro Funcionários, esta igreja fica próxima ao Parque Municipal Américo Renné Giannetti.  A imponente igreja em estilo neogótico foi construída em 1923, e o seu interior está repleto de vitrais e de um altar construído em mármore Carrara. A catedral foi consagrada à Nossa Senhora da Boa Viagem, devido a uma imagem esculpida em madeira. Esta imagem foi trazida de barco por Francisco Homem del Rey, em 1709 pois era a protetora dos navegantes portugueses.

Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem

Para proteger e homenagear a santa, Francisco ergueu em suas terras, uma pequena capela. A igreja estava localizada na rota dos tropeiros que passam transportando as riquezas da região, desde então, a igreja recebeu esse nome de Nossa Senhora da Boa Viagem e passou a ser conhecida, como a Padroeira dos Viajantes. A imagem está localizada no interior da catedral, no altar lateral e mede 50 centímetros de altura.

CATEDRAL NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM
Endereço: Sergipe, 175,  
Telefone: +55 31 3222-2361 
Site:www.igrejaboaviagem.org.br
Horário: Seg–Dom: 24 horas


# Praça da Liberdade

A praça foi construída em 1903, e serviu de abrigo para diversos edifícios onde foi a sede do poder mineiro até poucos dias atrás. Atualmente estes edifícios foram transformados no Circuito Cultural Praça da Liberdade, formado por espaços culturais que integram arte, cultura popular, conhecimento e entretenimento.

O projeto paisagístico sofreu influência do paisagismo francês, onde ganhou um traçado geométrico inspirado nos jardins do Palácio de Versailles. E pode se observar no chafariz, nos jardins, nas vegetações e esculturas ao longo da praça.

O espaço que antigamente era reservado para a política, voltou-se para a sociedade como um espaço de entretenimento e espetáculo. Seus jardins e coretos deixam o ambiente ainda mais democrático, e a alameda da praça formada por duas fileiras de palmeiras imperiais, permite a apropriação do espaço pela população e turistas.

PRAÇA DA LIBERDADE
Endereço: Praça da Liberdade – Savassi


# Praça Governador Israel Pinheiro (Praça do Papa)

Próxima do mirante das mangabeiras, a praça também tem uma vista muito bonita da cidade. E acabou tendo seu nome alterado para Praça do Papa, após uma visita do pontífice João Paulo II em 1980. Após a visita, no local do altar foi erguido um enorme monumento chamado de “Monumento da Paz” que se destaca na paisagem urbana.

O Monumento da Paz possui 24 metros de altura, e foi executado com três faces de chapas de aço soldadas, sendo duas delas de forma triangular e a outra de forma retangular. O monumento é de autoria do artista plástico Ricardo Carvão e pesa 92 toneladas.

Detalhe do monumento

Além do monumento a praça também tem um playground, bancos, árvores e uma linda vista para a cidade.


# Mirante das Mangabeiras

A vista da cidade a partir do mirante é incrível! Lá de cima é possível ver como a arborização se destaca no traçado urbano de Belo Horizonte, deixando a vista ainda mais bonita. E ao longo do horizonte também é possível avistar o amontoado de prédios. Que ao final do dia, deixa o pôr do sol ainda mais majestoso.

O local foi reformado recentemente, e recebeu bancos, decks e uma tirolesa. Além de algumas lanchonetes e sanitários.  A tirolesa parte do mirante e vai até o Parque das Mangabeiras, são 800 m de extensão a 100  km/h.

Tirolesa

MIRANTE DAS MANGABEIRAS
Endereço: Pedro José Pardo, 1000 – Mangabeiras
Entrada gratuita

TIROLESA
Site: www.tirolesabh.com.br/
Horário: Qua-Dom 9:30 s 17:30


# Parque Municipal das Mangabeiras

Localizado no pé da Serra do Curral zona sul da cidade, o Parque das Mangabeiras conserva uma imensa área verde, com cerca de 2,4 milhões de metros quadrados. Projetado por Burle Marx, o parque tem em sua área verde espécies de vegetações nativas de Minas Gerais. Sendo representado por áreas de Cerrado e de Mata Atlântica.

Praça das Águas

O parque conta com várias rotas de visitação para diferentes tipos de atividades. No Roteiro da Mata, as trilhas passam pelo Viveiro de Mudas, Mirante da Mata, Morro do Pic-Nic e Centro de Educação Ambiental. Já o Roteiro das Águas, integra o Recando da Cascatinha e Lago dos Sonhos. Estes dois roteiros estão previamente interditados em função dos trabalhos de prevenção à febre amarela.

Mapa do Parque das Mangabeiras
Fonte: prefeitura municipal

E a Rota do Sol está voltada para a recreação e prática de esportes. Conta com pista de skate, Parque esportivo e brinquedos.  Recentemente recebeu mais um novo atrativo que parte dos altos do mirante, uma tirolesa de 800 metros de extensão à 70 metros de altura.

 

PARQUE DAS MANGABEIRAS
Endereço: Av. José do Patrocínio Pontes, 580 (acesso Sul) e av. Bandeirantes (acesso Norte
Tel: (31) 3277-8272 ou 3277-9697
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8 às 17 horas
Portaria Sul: Av. José do Patrocínio Pontes, 580, Bairro Mangabeiras
Portaria Norte: Praça Cidade do Porto, 100, Bairro Serra
Portaria Caraça: Rua Caraça, 900, Bairro Serra (temporariamente o acesso ao parque está sendo feito exclusivamente pela portaria SUL)
Email: mangaba@pbh.gov.br
Entrada gratuita.


# Conjunto Arquitetônico da Pampulha

Um dos pontos turísticos mais famosos de Belo Horizonte, fascina seus visitantes.  O local destinado ao lazer, tem no Complexo da Pampulha um destaque na paisagem de Belo Horizonte. O conjunto de edifícios da Casa do Baile, do Cassino e da Igreja de São Francisco de Assis, abrigam uma rica e única identidade arquitetônica.

Igreja

Entre todas as obras do complexo, pode-se dizer que a Igreja de São Francisco de Assis, mais conhecida como Igreja da Pampulha é um ícone arquitetônico de Belo Horizonte. Grandes nomes assinaram está belíssima obra, como o arquiteto Oscar Niemeyer, o paisagista Burle Marx e o pintor Cândido Portinari. As linhas da capela revestidas pelos azulejos azuis portugueses retratam a Via Sacra, emoldurados pelos jardins e pelo formoso lago da Pampulha.

O complexo da Pampulha, nada mais é que um grande parque aberto, acessível a todos. E andando pelos seus caminhos é possível se deparar com obras arquitetônicas que transformaram a paisagem cultural da cidade. O complexo fica bem distante da região central da cidade, é bom programar para visita-lo com tempo.


# Estadio Governador Magalhães Pinto  (Mineirão)

O estadio do Mineirão também conhecido como Toca da Raposa, faz parte do conjunto arquitetônico da Pampulha. Foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, em 1942 a pedido do então Presidente Juscelino Kubitschek. O Cruzeiro Esporte Clube manda seus jogos para este estádio, e seus torcedores o chamam de Toca da Raposa.

Estádio do Mineirão
Fonte: esporte.uol.com.br

É possível fazer uma visitação guiada, passando por áreas que são restritas aos jogadores e imprensa nos dias de partidas. Os grupos saem de hora em hora, e só precisa de agendamento grupos com mais de 10 pessoas. Desde 2013 o estádio conta com o Museu do Futebol, onde são expostos materiais relacionados ao futebol brasileiro. Os ingressos para a visita guiada podem ser adquiridos diretamente na recepção do Museu do Futebol. 

Estádio do Mineirão
Horário de atendimento: Ter-Sex 9:00 as 17:00, Sab-Dom 9:00 as 13:00, Feriados fechado
Av. Coronel Oscar Paschoal, s/n, Portão G2
Valor ingresso: R$20,00 por pessoa
Site: estadiomineirao.com.br



IMPORTANTE: 

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento.  Sempre confirme datas, preços e informações.



 Salve este post no seu Pinterest para lembrar do nosso blog sempre que for planejar sua viagem.


Gostou do nosso conteúdo? Deixe um comentário aqui no site!

Michelle Damo
Michelle Damo
Arquiteta, apaixonada por paisagens e novos desafios. Garupa profissional, sempre pronta para pegar a estrada em busca de novas experiências, culturas, sabores e aventuras. Viajar de moto é fazer parte da paisagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *