fundo parallax

20 Passeios gratuitos em Buenos Aires

18 de setembro de 2019
MORRO DE SÃO PAULO: passeio volta a ilha
4 de setembro de 2019
Cachoeira do Buracão: um atrativo imperdível na Chapada Diamantina
25 de setembro de 2019

Buenos Aires é uma daquelas cidades que você nunca vai enjoar de passear. Com tantos atrativos para conhecer, com certeza vai querer voltar. Para ajudar na montagem do seu roteiro pela cidade, reunimos diversos passeios completamente gratuitos para fazer na cidade Porteña.

1- El Caminito 

Caminito é uma rua-museu de grande valor cultural e turístico. Localizado no Bairro de La Boca, o Caminito é uma das muitas atrações imperdíveis em Buenos aires. Com suas casas coloridas e muitas lojas que vendem lembrancinhas de todos os tipos, é um passeio muito agradável para se fazer a pé.  Você vai encontrar também alguns restaurantes, bares, muitos artistas e dançarinos de tango se apresentando nas ruas.

El Caminito

2- Catedral Metropolitana de Buenos Aires

A mistura de estilos arquitetônicos e sem as tradicionais torres, fazem com que a Catedral Metropolitana de Buenos Aires chame a atenção pela sua fachada um tanto diferente. O seu interior grandioso e imponente, conserva estatuas preciosas do século XVIII além, de uma rica decoração neo-renascentista e neobarroca. No seu interior está localizado o túmulo de José de San Martín, general argentino que participou ativamente dos processos de independência da Argentina, Chile e Peru.

Catedral Metropolitana de Buenos Aires
Endereço: San Martín 27, C1004 CABA, Argentina
Horário: Seg à Sex 07:30 as 18:45 Sab e Dom 09:00 as 19:00

3- Museu Nacional de Belas Artes

É um dos principais museus da América Latina, onde reúne e expõe o maior patrimônio artístico da Argentina. Para quem gosta de museus e atividades culturais, este passeio é imperdível. O acervo do museu inclui obras de grandes artistas como Monet, El Greco e Rembrandt.

Museu de Belas Artes

Museu Nacional de Belas Artes
Endereço: Av. Libertador 1473, Bairro da Recoleta.
Horários: Ter a Sex 12:30-20:30 hs. Sab e Dom de 9:30-20:30. Fechado às segundas-feiras.
Qua e Sex às 16:30 há visitas guiadas em português
Entrada: Gratuita
E-mail: info@mnba.gob.ar

4- Casa Rosada

A sede da presidência da república argentina é assim chamada pela cor aproximadamente rosa. Existe uma lenda que diz que a cor rosa é a junção de vermelho e branco, cores-símbolo de dois partidos políticos argentinos. Localizada em frente à Praça de Maio, o palácio é palco de importantes manifestações políticas e artísticas. Ela também abriga o Museu do Bicentenário, que apresenta diversos testemunhos ao longo da história do país.

Casa Rosada

São oferecidas visitas guiadas gratuitas todos os sábados, domingos e feriados. O passeio permite conhecer os salões internos, onde está um grande acervo de pinturas e esculturas, além de ambientes muito bem decorados e ornamentados. Para fazer esta visita guiada você deve reservar a visita guiada pela internet. É necessário apresentar identidade ou passaporte no momento da entrada.

Casa Rosada
Endereço: Av. Fabrício de Oliveira Pilar, 430, David Canabarro
Horários: Sab/Dom e feriados das 10:00 as 18:00
Site: visitas.casarosada.gob.ar/
E-mail: visitascasarosada@presidencia.gob.ar
Duração: 1 hora
Entrada Gratuita

Museu Bicentenário
Endereço: ao lado da Casa rosada
Horário: De maio a novembro 10:00-18:00 hs. De dezembro a abril 11:00-19:00 hs – Qua/Dom e feriados
Entrada Gratuita

5- Obelisco

Localizado em uma das áreas mais movimentadas da cidade entre o cruzamento das Avenidas 9 de Julho e Corrientes, o obelisco é um ponto de encontro para diversas manifestações. Foi construído em 1936 no mesmo local onde havia a igreja de San Nicolau de Mira. Possui 67 metros de altura, e é um cartão postal da cidade.

Obelisco de Buenos Aires

Em 2016 a praça em frente ao obelisco ganhou um jardim vertical chamado de  BA verde.O jardim é formado pelas letras BA, possui 6,50 metros de altura. Sua estrutura é toda feita com material reciclado e revestido com mais de 6300 plantas de 23 espécies diferentes, possui um sistema de irrigação automatizado, a noite fica iluminado com lampadas de LED que são alimentadas por painéis solares. O jardim é muito bonito e deixa as fotos com o obelisco ainda mais lindas.

6- Passeios gratuitos de bicicleta

O governo de Buenos Aires oferece um serviço gratuito de aluguel de bicicletas. O empréstimo é realizado pela Ecobici, através do preenchimento de um cadastro no site .  Para turistas estrangeiros os requisitos necessários são: ter mais de 18 anos, enviar uma cópia digitalizada em pdf do documento de entrada na argentina, cópia da identidade e ou passaporte.

Estação Ecobici
Fonte: www.turismo.buenosaires.gob.ar

Você receberá um e-mail de recebimento do registro e deverá efetuar a confirmação do cadastro. Click no link que está no e-mail que abrirá uma nova página onde você anexa os arquivos em pdf e encaminha para finalizar o cadastro. O tempo de análise do seu cadastro é de 1 à 2 dias e será confirmado por e-mail. Após a confirmação é só baixar o aplicativo em seu smatphone, utilizar a senha cadastrada no momento do registro e liberar uma bicicleta para curtir Buenos Aires sobre duas rodas. Para ver as estações mais próximas de você clique aqui.

Ecobici
Site: www.baecobici.com.ar

7- Puerto Madero

Após sua revitalização Puerto Madero deixou de ser uma área abandonada, para se tornar um dos locais mais bacanas para se visitar. Repleto de bares e restaurantes às margens do canal, o lugar é ótimo para fazer uma caminhada, apreciar o pôr do sol e até mesmo um bom jantar.

Puerto Madero

Você também vai encontrar a Puente de la Mujer, uma obra do arquiteto espanhol Santiago de Calatrava, cujo o design moderno se destaca em meio a paisagem. Esta obra foi construída entre 1998 e 2001 e foi idealizada por um empresário argentino, que doou o dinheiro e convidou o arquiteto espanhol para desenha-la. Com 170 metros de comprimento e 34 metros de altura, o desenho da ponte foi pensado para representar um casal dançando tango, um importante símbolo cultural da cidade. A noite a ponte fica ainda mais bonita com a iluminação que recebe.

Puente de la Mujer

8- Teatro Cólon

Localizado a poucos metros do Obelisco, o teatro é a principal casa de ópera de Buenos Aires. Acusticamente é considerado um dos cinco melhores teatros do mundo. São realizadas visitas guiadas para conhecer um pouco da história e o interior do teatro, porem estas visitas são pagas. Mas o que muitas pessoas não sabem é que o Cólon oferece alguns programas gratuitos, geralmente nos domingos. Assim você tem a oportunidade de conhecer o teatro por dentro e ainda assistir uma apresentação sem pagar nada. É possível ver quais são as apresentações gratuitas e como pegar o seu ingresso através do site

Teatro Cólon

Teatro Cólon
Endereço: Calle Cerrito, 628
Site: www.teatrocolon.org.ar/pt

9- Cemitério da Recoleta

Os jardins que rodeiam o cemitério fazem parte de uma grande área de lazer dos portenhos, e o distrito da Recoleta é um dos mais nobres da capital argentina. Este cemitério é conhecido por ser um dos mais visitados do mundo, ao lado do parisiense Pere-Larchaise.

Entrada Cemitério da Recoleta
Fonte: www. turismo.buenosaires.gob.ar

Muitas pessoas não curtem visitar cemitério como “atração turística”, mas é neste cemitério que está guardado boa parte da história da Argentina. Ali se encontram túmulos de diversas personalidades do país, com suas lápides luxuosas e jazigos muito bem ornamentados, cheios de estatuas que são verdadeiras obras de arte. Retrato do bom momento econômico vivido pela Argentina no início do século XIX.

Cemitério da Recoleta
Endereço: Junín 1760, 
Horário:  Aberto todos os dias das 07:00 as 18:00

10- Floralis Generica

Esta incrível escultura metálica está localizada na Plaza de Las Naciones, e foi um presente à cidade do arquiteto argentino Eduardo Catalano. A grande flor foi feita em aço inox com esqueleto de alumínio, pesando cerca de 18 toneladas e medindo 23 metros de altura. Uma das características da flor é um sistema elétrico que abre e fecha automaticamente as pétalas, dependendo da hora do dia. Ela abre todas as manhãs às 8:00 e se fecha ao terminar o pôr do sol.  A escultura é linda e está protegida por um espelho d’água, o que rende belas fotos.

Floralis Generica
Endereço: Figueroa Alcorta, Pres. Av. 2301
Horário: todos os dias das 9:00 as 18:00

11- Passeios guiados gratuitos

Poucas pessoas sabem sobre os passeios guiados que são oferecidos pelo órgão de turismo local. Muitos deles são gratuitos e tem opções para todos os gostos, entre eles treeking urbano, passeio guiado à Puerto Madero a noite, passeios guiados nos Bairros La Boca, Recoleta entre outros. São mais de 50 visitas guiadas em inglês, espanhol e português. É necessário fazer a reserva antecipada, veja aqui mais informações .

12- Bosques de Palermo e Rosedal

Com diferentes jardins e muitas árvores, os Bosques de Palermo ou Parque Três de Febrero são um ótimo lugar para caminhar. Aos finais de semana os portenhos se apropriam muito bem destes espaços, fazendo piqueniques, caminhando ou relaxando sob as sombras das árvores. São 25 hectares de área verde com lagos, um roseiral com mais 18 mil roseiras e um lindíssimo paisagismo com diferentes jardins.

Rosedal 
Endereço: Av. Infanta, 900
Horário: Ter-Dom 8:00 às 18:00

13- Centro Cultural Kischner 

O CCK é o maior centro cultural da América Latina e o terceiro maior do mundo. Ele está instalado no antigo palácio sede do Correio Central de Buenos Aires, que foi inaugurado em 1828. É classificado como um dos Monumentos Históricos Nacionais da Argentina pela sua arquitetura e obras de artes que estão no local. Atualmente ele foi todo reformado, e hoje é um espaço onde acontecem diferentes exposições, mostras culturais e apresentações. Para mais informações sobre as visitas guiadas acesse Visitas Guiadas CCK .

Centro Cultural Kischner
Fonte: www.turismo.buenosaires.gob.ar

Centro Cultural Kischner
Endereço: Sarmiento 151
Horário: Ter-Dom 13:00 às 20:00
Site: www.cck.gob.ar
Visitas guiadas: Sab, Dom e feriado as 14:00 e a 15:30
Duração: 1h 30min

14- Bairro Palermo e Plaza Serrano

O Bairro Palermo é famoso pela agitação noturna, já que conta com diversos bares e restaurantes. Mas durante o dia vale a pena fazer uma caminhada pelas ruas deste bairro, onde a arte urbana está a em todas as partes, com vários murais grafitados que são muito bonitos para tirar fotos. Nos domingos também acontece uma feira na Plaza Serrano.

15- Feira de San Telmo 

A feira original de San Telmo fica na Plaza Dorrego e teve início em meados de 1930. Até os dias atuais existem regras que foram impostas pelo Museu da Cidade, que devem ser cumpridas pelos vendedores. Uma delas, é que só podem ser vendidos objetos com mais de 70 anos de uso, e quem descumprir as regras pode perder seu posto. Além disso o comerciante também pode perder seu posto caso abandone o local ou morra. 

Com o passar dos anos a feira foi ficando famosa e aos poucos foi se espalhando pelas ruas próximas. Como é o caso da Rua Defensa que é fechada para os veículos, e dá lugar a centenas de barracas que oferecem desde roupas, souvenires, calçados, pinturas, retratos, artesanatos, livros e muitas antiguidades.

Todos os domingos cerca de 10.000 visitantes circulam pela feira, sendo a maioria deles turistas do mundo todo. Além das barracas, as lojas e restaurantes da região ficam abertos no domingo também. Coloque um calçado confortável e se prepare para caminhar pelas ruas de paralelepípedos em meio a uma multidão de turistas e casarões antigos.

Estátua da Mafalda

Na esquina das Ruas Chile e Defensa é onde está localizada uma das atrações do bairro San Telmo, a estátua de uma celebridade dos quadrinhos argentinos, a Mafalda. Aos domingos você vai encontrar uma fila enorme para tirar uma foto ao lado da Mafalda, recomendamos que deixe para ir no local em um dia menos movimentado.

Mafalda
Fonte: www.turismo.buenosaires.gob.ar

16- Livraria El Ateneo Grand Splendid

Com certeza está livraria precisa estar na sua lista de passeios por Buenos Aires. Foi eleita uma das mais bonitas livrarias do mundo pelo jornal britânico The Guardin. O antigo teatro Grand Splendid inaugurado em maio de 1919 deu lugar a esta lindíssima livraria, onde foram preservadas: a cúpula pintada, as varandas originais, a ornamentação intacta além das cortinas de veludo.

Onde foi o cenário atualmente é um café de onde é possível avistar todo teatro. Esta livraria é a maior em quantidade e variedade de livro, são mais de 120 mil títulos. As pessoas podem se sentar em cadeiras confortáveis e ler qualquer livro sem a obrigação de compra-lo.

Livraria El Ateneo Grand Splendid
Endereço: Avenida Santa Fe 1860. Telefone: 4813-6052
Horário: Seg a Qui 9:00 as 22:00 hs, Sex e Sáb 09:00 às 24:00 hs, Dom 12:00 as 22:00 hs.

17- Congresso Nacional

O local de trabalho dos deputados e senadores argentinos, também oferece visitas guiadas gratuitas. Desta forma, é possível conhecer não só do lado de fora o tão imponente edifício, mas também seus salões internos. Veja aqui informações sobre a visita ao Senado link e Câmara dos Deputados link . É recomendado entrar em contato para verificar se estão acontecendo as visitas, já que podem ser canceladas devido as atividades dos legisladores.

Senado Argentino
Endereço: Hipólito Yrigoyen 1849
Horário: Seg, Ter, Qui e Sex das 12:30 às 17:00
E-mail: visitasguiadas@senado.gob.ar

Deputados Argentinos
Endereço: Av. Rivadavia 1864
Horário: Seg, Ter e Sex as 11:00, 13:00, 15:00 e 17:00
E-mail: visitasguiadas@hcdn.gob.ar

18 – Café Tortoni

O Café Tortoni é outro ponto turístico que você precisa visitar em Buenos Aires. Não necessariamente você tenha que comer ou tomar algo por la, mas vale a visita pelo aspecto histórico que o lugar tem. Aberto desde 1858, é a cafeteria aberta a mais tempo na cidade e conserva até os dias atuais uma decoração antiga e muito charmosa. 

Café Tortoni
Fonte: www.turismo.buenosaires.gob.arg

A noite a cafeteria oferece show de tango e um cardápio bem variado, com bife de chorizo, lomo gratinado entre outros. Se você pretende comer algo por la, independente do horário saiba que é bom reservar, pois geralmente as filas são bem grandes. Tenha em mente que o atendimento não é muito amigável e deixa muito a desejar, além dos preços bem salgados mas vale a visita para entender todo o glamour deste local no seculo 19 onde o café era frequentado pela classe artística e jornalistas da cidade.

Café Tortoni
Endereço: Avenida de Maio, 825
Horário: Seg–Sáb: 8:00–3:30 Dom: 8:00–1:00
Site: www.cafetortoni.com.ar/br

19 – Café las violetas

Bem menos popular entre os turistas, mas igualmente histórica a cafeteria Las Violetas possui uma grande vantagem sobre a Tortoni, não é invadida por turistas a qualquer hora do dia. O local é tradicional ponto de encontro dos porteños, e você vai encontrar muitas mesas com vovozinhas fazendo um encontro de amigas. 

Inaugurado em 1884 o local era muito frequentado por políticos, jornalistas, artistas e escritores, e seus vitrais franceses e pisos de mármore dão o tom do glamour da época. 

O espaço ficou abandonado por muitos anos até que um grupo de empresários se reuniu para restaurar o espaço e reabri-lo ao público. Com uma decoração muito romântica e lindos vitrais, o ambiente é lindíssimo e muito agradável. Você não encontrará filas enormes para entrar no local, mas nos finais de semana se prepare para ficar alguns minutos esperando por uma mesa. 

O forte da casa é o menu de chá da tarde, um prato grande cheio de bolos, doces e chá. Vá com fome pois a porção é bem generosa e não deixe de registrar esse espaço tradicional dos moradores de Buenos Aires.

Cafeteria Las Violetas
Endereço: Avenida Rivadavia, 3899, bem na esquina com Avenida Medrano
Horário: Seg-Dom das 06:00 as 01:00
Site: www.lasvioletas.com/confiteria

20 – Calle Florida

O calçadão criado em 1971 é uma das ruas mais tradicionais de Buenos Aires,  concentrando uma grande quantidade de comércio, bancos, casas de câmbio, lojas em quase 1 quilômetro de extensão. Além da grande quantidade de comércio, os edifícios antigos chamam a atenção por conta da sua arquitetura e ótimo estado de conservação. 


Já passamos por Buenos Aires diversas vezes, e sempre tem lugares novos para conhecer. A cidade é muito bonita, cheia de história, com uma rica gastronomia e com muitos atrativos gratuitos para conhecer. Se você não conhece ainda, coloque na sua lista de viagens, você não vai se arrepender. 

Caso você já tenha passado por Buenos Aires, e tem mais alguma dicas de passeios gratuitos que não esta na lista acima, deixe sua sugestão nos comentários que iremos incluir e compartilha-la com todo mundo.

Esperamos que estas dicas tenham sido úteis para você!!!



IMPORTANTE: 

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento.  Sempre confirme datas, preços e informações.



 Salve este post no seu Pinterest, para lembrar do nosso blog sempre que for planejar sua viagem.


Gostou do nosso conteúdo? Deixe um comentário aqui no site!

Michelle Damo
Michelle Damo
Arquiteta, apaixonada por paisagens e novos desafios. Garupa profissional, sempre pronta para pegar a estrada em busca de novas experiências, culturas, sabores e aventuras. Viajar de moto é fazer parte da paisagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *