fundo parallax

17 Dicas para você aproveitar a Oktoberfest de Blumenau

23 de outubro de 2019
ROTEIRO DE 4 DIAS NA CHAPADA DIAMANTINA
16 de outubro de 2019
A importância do Seguro Viagem
20 de novembro de 2019

 

A maior festa alemã do Brasil que acontece em Blumenau, Santa Catarina já está na sua 36ª edição e a cada ano que passa atrai mais visitantes, vindos de diversas partes da Brasil. Após 7 anos seguidos indo para a Oktoberfest de Blumenau, nada mais justo que compartilharmos com você algumas dicas para aproveitar a festa tanto quanto a gente.

 

1 – Fique hospedado nas cidades próximas à Blumenau:

Assim você encontrará diárias mais em conta, do que na cidade da Oktoberfest. E mesmo utilizando o Uber para ir até a festa, os gastos com hospedagem e deslocamento serão menores do que se você ficar em Blumenau. Sempre ficamos hospedados em Pomerode, e nunca tivemos dificuldade para nos deslocar de Táxi ou Uber até a festa.

Distancias municípios vizinhos de Blumenau
Fonte: www.oktoberfestblumenau.com.br

2 – Programe-se com antecedência:

Não deixe para buscar hospedagem muito próximo das datas da festa, principalmente se você quer ficar em Blumenau. Já nas cidades próximas, é possível encontrar alguns hotéis com disponibilidade de quartos no mês de outubro. 

 

3 – Cheguando na Vila Germânica providencie o Oktober Carte:

Este ano a festa conta com o oktober Karte, um cartão da oktober onde você carrega créditos antecipadamente e pode fazer todas as suas compras de bebidas, comidas, nos restaurantes e nas lojas do Empório Vila Germânica com praticidade, agilidade e segurança. Além de recarregar dentro do Parque Vila Germânica, também é possível faze-lo em caixas eletrônicos de supermercados de Blumenau.

 

4 – Garanta seu ingresso antecipado ou chegue antes dos horários de cobrança dos ingressos:

Os valores variam de acordo com o dia e horário de cobrança, chegando antes desse, além de economizar o valor da entrada você poderá circular com mais tranquilidade pelos setores.

 

5 – Chegue cedo para aproveitar a festa com tranquilidade:

É claro que as melhores bandas se apresentam durante a madrugada. Mas muitas vezes os pavilhões ficam tão lotados que você não vai conseguir curtir a festa, pois longas filas se formam para comprar bebidas, comidas e para ir ao banheiro também. Durante o dia, a festa é muito animada com várias bandas se apresentando em cada setor, e a principal diferença é que você poderá caminhar, dançar e comer tranquilamente.

 

6 – Vá com calçado confortável e roupas leves:

É bem provável que você vai caminhar muito entre os setores e muitas vezes ficará bastante tempo em pé. Para você curtir a festa com mais conforto procure ir com um calçado confortável e roupas leves, já que dentro dos setores é bem quente e em determinados horários você não vai encontrar um banco para descansar.

 

7 – Explore todos os pavilhões:

Todos os ambientes contam com pontos de bebidas, pontos gastronômicos e restaurantes, além de muitas mesas e sanitários. Vale ressaltar que não são os mesmos pontos (cervejarias e gastronomia) em cada um dos setores. Caminhando por eles você poderá visualizar onde estão as melhores cervejarias e pontos de venda de comida e o que cada um tem a oferecer. 

 

 

8 – Leve só o necessário:

Caneco, dinheiro e bolsa ou mochila pequena. Não leve nada volumoso ou muito pesado, com passar do tempo e aumento do público, ficará difícil se deslocar e quanto menos coisas estiver carregando melhor. O parque vila germânica conta com vários guarda-volumes, o que pode facilitar a sua vida, no caso de não ter opção.

 

9 – Leve seu caneco de casa ou compre um na festa:

O chope é vendido em copos plásticos, e se você não gosta de beber chope quente recomendamos que compre um caneco ou traga o seu de casa. Os valores dos canecos variam de acordo com o material e tamanho. Geralmente os canecos de alumínio são mais baratos, porém conservam a bebidas menos tempo gelada. Já os canecos de vidro ou cerâmica além de serem muito bonitos acabam mantendo o chope gelado por mais tempo.  

 

10 – Divirta-se fazendo as coreografias das músicas e seguindo a centopéia que é formada nos pavilhões:

Muitas bandas contam com bailarinas que ajudam nas coreografias das músicas. Desta forma, fica muito mais fácil fazer as coreografias que além de divertidas animam o público e é um ótimo exercício.

 

11 – Experimente as melhores cervejas:

Antes de se esbaldar na festa, experimente as diversas opções de chope de diferentes cervejarias que estão presentes na Oktoberfest. É uma oportunidade única, para explorar e descobrir qual o estilo perfeito para o seu paladar.  Você encontrará uma grande variedade de chope IPA, Weiss, Stout, Pilsen, Dunkel, Pale Ale, cada um com características próprias, aromas, amargor, corpo, sabor, teor alcoólico entre outros. A cervejarias que estão presentes neste ano na festa são: a Blumenauense Eisenbahn, Bierland, Das Bier, Hersing, Wunder Bier e Cervejaria Blumenau totalizando mais de 50 rótulos de chope.

 

12 – Faça o famoso 1×1:

Para cada copo de cerveja beba um de água. Se você é daqueles que curte experimentar cervejas, está no lugar certo. E para não ficar bêbado muito rápido, sugerimos que vá intercalando um copo de água a cada tempo. Assim você poderá aproveitar a festa, sem passar mal. 

 

13– Experimente alguns pratos típicos da culinária alemã:

A Oktober conta com seis restaurantes, uma enorme praça de alimentação e diversos pontos gastronômicos espalhados pelo Parque Vila germânica. São mais de 150 itens da gastronomia alemã, além de outras opções. 

 

14 – Não vá de carro a menos que não beba:

Nas proximidades do Parque Vila Germânica, estão localizados vários estacionamentos. Agora se você pretende beber, sugerimos que pegue taxi, uber, carona ou vá de a pé. Atualmente existe uma grande quantidade de Uber em Blumenau, o que vai facilitar a sua vida principalmente na hora de ir embora. Se prefere ir de táxi, também tem uma grande quantidade disponível. O importante é você se conscientizar quanto a importância de beber e não dirigir. 

 

15 – Assista ao desfile:

Em dias marcados, acontecem os desfiles que começam na Rua XV de Novembro e terminam dentro dos pavilhões do Parque Vila Germânica. Os desfiles contam com vários grupos de caça e tiro, grupos de dança, carros alegóricos e distribuição gratuita de chope. O desfile é muito animado, e vale pena prestigiar!

 

16 – Participe dos concursos e brincadeiras:

Em um palco montado na praça de alimentação acontecem algumas atividades como: a do serrador, dos equilibristas do chope. Além disso, a patrocinadora Heinz faz um concurso de comedores de salsicha, entre outras atividades. Já no setor 2, acontece o Concurso Nacional dos Tomadores de Chope em Metro, às 21:45h todos os dias. No setor 1, todas as terças e sextas feiras às 21:30h, acontece o Concurso do Fritz e da Frida com trajes mais típicos e bonito. 

Chope em metro
Fonte: www.oktoberfestblumenau.com.br

17 – Divirta-se, dance e curta essa que é a terceira maior festa alemã do mundo:

A Oktoberfest de Blumenau só fica atrás da Tradicional Oktoberfest de Munique e do Canadá. Depois do carnaval, é uma das festas mais animadas do Brasil. Para quem imagina que a festa é uma bagunça, está muito enganado. Além de muito organizada, a equipe da limpeza dá um show recolhendo a todo momento copos e pratos deixados nas mesas, e você não encontrará lixo no chão. Além da organização, a segurança é outro ponto forte da festa, que este ano conta com 120 câmeras de monitoramento e vários monitores espalhados pelo Parque Vila Germânica. Com uma deliciosa gastronomia, o típico chope alemão, ótima organização e limpeza, você não pode ficar de fora desta festa incrível.

 

Esperamos ter ajudado com estas dicas básicas sobre a Oktoberfest de Blumenau. E ficamos na torcida para neste ano ou no próximo, você consiga se programar e prestigiar esta linda festa alemã. Para te ajudar na programação, elaboramos uma postagem completa com informações detalhadas da festa como valores dos ingressos, programação, onde se hospedar além de dicas sobre a cidade de Blumenau, para acessar clique aqui!

 



IMPORTANTE: 

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento.  Sempre confirme datas, preços e informações.



 

 Salve este post no seu Pinterest, para lembrar do nosso blog sempre que for planejar sua viagem.


 

Gostou do nosso conteúdo? Deixe um comentário aqui no site!

Michelle Damo
Michelle Damo
Arquiteta, apaixonada por paisagens e novos desafios. Garupa profissional, sempre pronta para pegar a estrada em busca de novas experiências, culturas, sabores e aventuras. Viajar de moto é fazer parte da paisagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *